EMPEMA-ENSA BANCO BAI SOCIJORNAL SOCIJORNAL
OPaís
Ouça Rádio+
Dom, 28 Jun 2026
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Jornal O País
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Ouça Rádio+
Jornal O País
Sem Resultados
Ver Todos Resultados

Felicidade e comunicação no local de trabalho

Jornal Opais por Jornal Opais
29 de Setembro, 2023
Em Opinião

A Felicidade no local de trabalho é um dos temas que têm estado a interessar muitos gestores de empresa em pleno século XXI e o instrumento de divulgação é, sem sombra de dúvidas, a comunicação.

Poderão também interessar-lhe...

O futuro não se espera – investe-se

CONTOS D’OUTROS TEMPOS: Lavar a honra – Vidas de Ninguém (XXV)

A linguagem universal do futebol

A felicidade no local de trabalho surgiu, segundo Maria Canoa, integrada nas áreas de estudo que procuram relacionar os dados da felicidade como variável mensurável, com as variáveis convencionais da gestão e da economia, e, pode ser definida como o conjunto de comportamentos que gera uma perspectiva estratégica na organização, na qual é possível constatar o envolvimento da liderança e dos trabalhadores.

Neste quesito, entra a comunicação como mecanismo que vai facilitar a extensão dessa relação adoptando a comunicação interna na empresa que visa, entre outros objectivos, tornar o colaborador/funcionário em embaixador da marca além de facilitar a comunicação ascendente e descendente.

No livro Comunicação e Governação – Uma abordagem à comunicação institucional, o autor, Hermenegildo de Brito, defende que a comunicação interna é a mais difícil no mundo corporativo e, simultaneamente, a mais importante e a mais ignorada. O autor defende o saber-fazer para que esta (comunicação interna) se efective, bem como a vontade da liderança.

Desde os primórdios que o ser humano tem no trabalho a forma de alcançar os meios de subsistência e de satisfazer as necessidades primárias.

Este facto por si só não circunscreve a felicidade no local de trabalho, mas é mais profundo e a grande responsabilidade recai na liderança organizacional.

Não constitui novidade o péssimo serviço de atendimento ao público que muitos funcionários da função pública como também do privado atendem os seus utentes; uns até morrem à porta. Fala-se muito da humanização dos serviços – é um bom passo -, mas não pode passar de palavras, tem de haver compromisso.

No nosso entender, a falta de humanização nos serviços tem a ver com a infelicidade no local de trabalho. Ainda citando o teórico em comunicação institucional, Hermenegildo de Brito, no seu livro, quando aborda a importância da comunicação interna, faz referência ao salário como sendo o único elemento motivador no local de trabalho, mas desde que se apostasse na comunicação interna cairia por terra este desiderato.

Se nos atravermos a perguntar à maioria dos funcionários da função pública se gostassem de trocar de emprego em detrimento de um com o salário mais elevado, certamente, diriam SIM.

A questão, se calhar, não está no salário, mas na infelicidade nos empregos em que estão. Nós devemos procurar um emprego ( os que estão na luta) que nos satisfaça e que nós nos sintamos bem com aquilo que fazemos. Aristóteles dizia que temos de gostar daquilo que fazemos e fazer aquilo que gostamos.

O Governo de Angola, pelo Ministério da Educação, lançou o concurso público de ingresso. Obviamente que muitos irão se candidatar. Dos muitos, poucos amam a arte de ensinar e candidatar-se-ão apenas porque é preferível dar aulas e ganhar o dinheiro no fim do mês ao ficar em casa desempregado.

Ademais, o emprego no Estado garante segurança e estabilidade. Pergunto, haverá felicidade no local de trabalho para estes? Ainda há muita tinta para se gastar nesta esferográfica que é nova em torno da temática.

Vamos continuar a conversar e fica a dica de que os gestores devem compreender e aceitar que o desafio da sua governação é a felicidade e o bem-estar das pessoas.

 

Por: HERMENEGILDO DE BRITO

Negócios Em Exame Negócios Em Exame Negócios Em Exame

Recomendado Para Si

O futuro não se espera – investe-se

por Jornal OPaís
26 de Junho, 2026

Vivemos numa época em que as pessoas procuram resultados rápidos, soluções imediatas e retornos instantâneos. No entanto, a experiência demonstra...

Ler maisDetails

CONTOS D’OUTROS TEMPOS: Lavar a honra – Vidas de Ninguém (XXV)

por Domingos Bento
26 de Junho, 2026

Ninguém caiu na conversa do Abe lardo quando veio insinuar que o velho Mbuta era bruxo. — Não é possível....

Ler maisDetails

A linguagem universal do futebol

por Jornal OPaís
26 de Junho, 2026

Há muito que o futebol deixou de ser apenas um jogo disputado por 22 jogadores dentro de um campo. Há...

Ler maisDetails

É de hoje… Até Dezembro, camaradas

por Dani Costa
26 de Junho, 2026

Há poucos anos, o comum era os adversários apontarem o MPLA como sendo um suposto exemplo de falta de democracia...

Ler maisDetails

‎Embaixador de Cuba em Angola avalia oportunidades de cooperação no Huambo

28 de Junho, 2026

Cuanza-Norte prevê colher mais de 800 toneladas de café

28 de Junho, 2026

Pastor detido no Bié por abuso sexual de uma menor durante cinco anos

28 de Junho, 2026

Obras do Hospital Militar do Huambo atingem 48% de execução física

28 de Junho, 2026
Facebook Twitter Youtube Whatsapp Instagram

Para Sí

  • Radio Maís
  • Media Nova
  • Negócios Em Exame
  • Chiola
  • Agência Media Nova
  • Contacto

Categorias

  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Publicações
  • Vídeos

Condições

  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Termos & Condições

@ Grupo Media Nova | Socijornal

Sem Resultados
Ver Todos Resultados
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Ouça Rádio+

© 2024 O País - Tem tudo. Por Grupo Medianova.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para a utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.