A vice-presidente da República, Esperança da Costa, recebeu em audiência, esta terça-feira, 16, em Luanda, a sua majestade do povo Mbunda, da província do Moxico, com quem abordou diversos assuntos socio-económicos e culturais daquele povo do Leste do país.
Em declarações à imprensa, no final do encontro de cortesia concedido pela vice-presidente, o Rei Mwene Mbandu V considerou a audiência profícua, adiantando que foram abordadas as questões que mais assolam o seu povo.
Assuntos como a situação das vias de comunicação terrestre que ligam alguns municípios, nomeadamente o Cangamba, Luena entre outros, que tem dificultado o escoamento dos produtos agrícolas que a região produz, segundo o monarca, fizeram caixa alta no encontro entre as duas entidades, que durou cerca de 40 minutos.
A autoridade tradicional disse, também, que aproveitou o ensejo para apresentar a inquietação sobre a situação da língua do seu povo, que é a língua Mbunda, que até aqui não se faz presente nos órgãos de comunicação social.
”Sendo a língua que suportou o MPLA na sua luta de libertação nacional, neste caso na terceira região político-militar. São elementos que naquela altura transmitiam a mensagem, as suas línguas para o povo, neste caso, para os combatentes do MPLA que estavam noutras regiões”, referiu.
O Rei Mwene Mbandu V afirmou que a vice-presidente recebeu com agrado as suas inquietações, garantindo que fará chegar até ao Presidente da República, João Lourenço.
O Presidente da República, João Lourenço, foi condecorado com o Cordão de Ouro pela Associação dos Comités Nacionais Olímpicos Africanos...
Ler maisDetails









