A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), fundada em Julho de 1996 por Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné- Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe, é uma organização internacional.
A CPLP, com sede oficial no Palácio dos Condes de Penafiel, Portugal, tem o objectivo de aprofundar as relações de amizade e de cooperação entre os Estados- membros.
No entanto, avaliar, por via do diálogo, os desafios mundiais ligados à busca da paz, assim como o papel dos parlamentos em relação aos Direitos Humanos são assuntos que a comunidade deverá discutir na Assembleia Parlamentar que a cidade de Maputo, Moçambique, acolhe hoje e amanhã.
Deste modo, a CPLP também está preocupada com o desenvolvimento sustentável, por isso a criação de um ambiente de negócios favorável também estará em debate no país banhado pelo Oceano Indico
Para o efeito, Angola, enquanto Estado democrático, conta com a presença da presidente da Assembleia Nacional no evento, Carolina Cerqueira, adiantando à imprensa que “a diplomacia parlamentar é um mecanismo que auxilia a preservação da paz, promoção do desenvolvimento e reforço da cidadania”.