EMPEMA-ENSA BANCO BAI SOCIJORNAL SOCIJORNAL
OPaís
Ouça Rádio+
Sáb, 27 Jun 2026
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Jornal O País
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Ouça Rádio+
Jornal O País
Sem Resultados
Ver Todos Resultados

Jurema Mota: “A independência política foi uma conquista gigantesca, mas a mental, económica e social ainda está em processo”

Neusa Felipe por Neusa Felipe
6 de Junho, 2025
Em Política

No âmbito das celebrações do 50.º aniversário de Independência Nacional, a rubrica “O jovem e a Independência” desta edição traz a visão da jovem empreendedora e profissional de marketing, Jurema Mota

Poderão também interessar-lhe...

CIVICOP apresentada na ONU como modelo de reconciliação

Ministério do Interior em Benguela debate intolerância política com MPLA e a UNITA

Ministro da Defesa efectua visita de trabalho à província do Moxico

O povo angolano celebrou no mês de Novembro de 2024, 49 anos da sua Independência Nacional, de igual modo, prepara-se para comemorar neste ano, os 50 anos de Independência. Enquanto jovem, que análise faz destes 50 anos de Independência Nacional?

Como jovem nascida em 1997, eu cresci ouvindo sobre a luta dos nossos mais velhos pela independência e pela construção de uma Angola livre. Hoje, olhando para os 50 anos de independência, sinto que temos uma história marcada por superações profundas, mas também por desafios que continuam a nos testar.

A independência política foi uma conquista gigantesca, mas a independência mental, económica e social ainda está em processo. Nós, jovens, estamos numa fase em que já não olhamos apenas para o passado com gratidão, mas também para o futuro com responsabilidade.

É tempo de transformar a liberdade em oportunidades concretas, acessíveis e sustentáveis para todos. A nossa geração tem o dever de criar uma Angola onde as ideias floresçam, onde empreender não seja um acto de sobrevivência, mas de propósito. E isso começa com o reconhecimento do que foi feito, mas também com coragem para assumir que ainda há muito por fazer.

Os ganhos da Independência Nacional até aqui alcançados têm sido preservados pelos angolanos?

Há ganhos que foram preservados sim, a paz é um deles, e não podemos subestimar o quanto isso nos custou. No entanto, ainda enfrentamos desafios sérios na preservação e expansão desses ganhos para todas as camadas da sociedade.

Quando os jovens não encontram oportunidades, quando os empreendedores enfrentam mais barreiras que incentivos, quando a qualidade de vida básica ainda é uma luta em muitas províncias, é sinal de que precisamos fortalecer melhor os pilares da nossa independência.

Preservar os ganhos da independência não é apenas tarefa do Governo. É também nossa, enquanto jovens, é das famílias, dos empreendedores, das comunidades. E para isso, precisamos de acesso à educação de qualidade, à saúde, à cultura e principalmente a uma economia que permita sonhar e realizar dentro de Angola.

Há 49 anos que o povo angolano é soberano e livre da opressão colonial portuguesa. Acha que a reconciliação nacional entre os próprios angolanos foi consolidada?

A reconciliação nacional deu passos importantes, sobretudo com o alcance da paz. Mas reconciliação não é só ausência de guerra, é também cura social, escuta activa, igualdade de oportunidades e inclusão real.

Ainda existem feridas não tratadas, histórias silenciadas e desigualdades que, se não forem encaradas, dificultam a construção de um país verdadeiramente unido.

Como jovem empreendedora, acredito que a reconciliação também passa pelo económico e pelo social. Quando um jovem de Luanda tem acesso ao que um jovem do Bié ou do Namibe ainda não tem, é preciso encarar isso como uma ferida a ser sarada com políticas públicas, oportunidades descentralizadas e valorização da diversidade cultural do nosso país.

Todos os angolanos, de Cabinda ao Cunene, são chamados a participar, neste ano, da grande celebração dos 50 anos de Independência Nacional. Entretanto, olhando para as dificuldades de vida que aumentam a cada dia, acha que o povo se revê nessas celebrações?

A celebração é legítima e importante, mas precisa ser mais que um momento simbólico. Para muitos angolanos, celebrar 50 anos de independência enquanto enfrentam o desemprego, a fome ou a falta de acesso a serviços básicos, pode parecer distante da sua realidade.

Por isso, o povo quer mais do que festas: quer soluções. Para que todos se revejam nesta celebração, é preciso que ela venha acompanhada de compromissos concretos, escuta popular e políticas públicas que toquem a vida real das pessoas.

Só assim, as comemorações farão sentido para quem levanta cedo todos os dias para sobreviver com dignidade, criar os seus filhos e tentar construir um futuro melhor.

Como jovem empreendedora, eu acredito que a celebração dos 50 anos pode ser também um ponto de viragem, um recomeço, uma oportunidade de unir gerações, ideias e acções em torno de um propósito: fazer de Angola um lugar onde viver seja motivo de orgulho todos os dias, não só em datas comemorativas.

Negócios Em Exame Negócios Em Exame Negócios Em Exame

Recomendado Para Si

CIVICOP apresentada na ONU como modelo de reconciliação

por Jornal Opais
27 de Junho, 2026

Angola apresentou, sexta-feira, nas Nações Unidas, em Nova Iorque, a experiência da Comissão para a Reconciliação em Memória das Vítimas...

Ler maisDetails

Ministério do Interior em Benguela debate intolerância política com MPLA e a UNITA

por Flávio da Costa
26 de Junho, 2026
Daniel Miguel

A Delegação Provincial do Ministério do Interior em Benguela abordou, esta sexta-feira, 26, com representantes dos partidos político MPLA e...

Ler maisDetails

Ministro da Defesa efectua visita de trabalho à província do Moxico

por Jornal OPaís
26 de Junho, 2026

O governador da província do Moxico, Ernesto Muangala, recebeu, hoje, na sede daquele Governo, o ministro da Defesa, Antigos Combatentes...

Ler maisDetails

Ministro da Administração do território constata processo do Registo Eleitoral Oficioso no Moxico Leste

por Jornal OPaís
26 de Junho, 2026

O ministro da Administração do território, Daniel Félix Neto, desembarcou esta sexta-feira, 26, à província do Moxico Leste, onde cumprirá...

Ler maisDetails

Edmázia Mayembe esgota Coliseu dos Recreios em Portugal

27 de Junho, 2026

Incinerados mais de 300 quilos de drogas apreendidas em operações contra o narcotráfico

27 de Junho, 2026

‎Programa de Alimentação Escolar abrange cerca de 350 mil alunos no Huambo

27 de Junho, 2026

Polícia Nacional intensifica patrulhamento no bairro Paraíso

27 de Junho, 2026
Facebook Twitter Youtube Whatsapp Instagram

Para Sí

  • Radio Maís
  • Media Nova
  • Negócios Em Exame
  • Chiola
  • Agência Media Nova
  • Contacto

Categorias

  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Publicações
  • Vídeos

Condições

  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Termos & Condições

@ Grupo Media Nova | Socijornal

Sem Resultados
Ver Todos Resultados
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Ouça Rádio+

© 2024 O País - Tem tudo. Por Grupo Medianova.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para a utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.