O Hospital Regional Militar do Huambo, localizado no bairro Cavongue, periferia da cidade do Huambo, cujas obras deram início em maio de 2023, poderá ser inaugurado em 2026, assegurou o ministro da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e dos Veteranos da Pátria.
João Ernesto dos Santos Liberdade, que falava à imprensa, esta sexta-feira, 23, no final de uma visita de constatação àquela instituição, garantiu que pelo que constatou, o hospital, com capacidade para 200 camas, será entregue à população no ano seguinte.
“A nota que a gente dá é positiva à execução das obras do Hospital Regional Militar do Huambo e assegurar que em 2026 voltaremos ao Huambo inaugura-lo e entregá-lo à população”, garantiu.
A unidade, composta por 12 blocos destinados aos serviços de urgência, ambulatório, laboratório, diagnóstico por imagem, cirurgia, obstetrícia, internamento e terapia, surge para melhorar as condições de prestação de serviços de saúde ao efectivo das Forças Armadas Angolanas e à população, em geral.
O orçamento inicial da empreitada foi de 102 milhões, 893 mil e 133 euros, tendo sofrido um acréscimo de 32 milhões, 170 e 974 euros.