O município da Jamba, a 315 quilómetros da cidade do Lubango, capital da província da Huíla, é endémico para a malária e má-nutrição. No entanto, as autoridades sanitárias desta municipalidade mostram-se preocupadas com os casos de hipertensão que se vão registando no seio das comunidades
Os dados foram colhidos durante a realização de consultas públicas às comunidades do município da Jamba, realizado pelo Hospital Municipal, em parceria com os serviços de saúde da Região Militar Sul e o Hospital Militar de Luanda.
O director do Hospital Municipal da Jamba, José Henriques, revelou que, as consultas comunitárias, que já vão na sua 4ª edição, permitiram que fossem realizadas um total de 486 consultas em adultos e 192 com diversas patologías, com destaque para a Malária em crianças Hipertensão e Diabetes.
“Esta é uma acção que vai continuar com vista a aproximar os serviços de saúde à população de forma a prevenir doenças. As patologias com maior realce foram as malarias em crianças pelo facto de o município da Jamba ser uma zona endémica, nos adultos, constatamos que o que mais preocupa são as doenças crónicas”, apontou .
Sem adiantar números, José Henriques disse que uma outra preocupação que aflige as autoridades sanitárias do município da Jamba prende-se com os casos de desnutrição que afecta crianças menores de cinco anos de idade, fruto das condições precárias das famílias. Por isso, disse, as próximas consultas comunitárias serão realizadas no interior do município.
Por: João Katombela, na Huíla