EMPEMA-ENSA BANCO BAI SOCIJORNAL SOCIJORNAL
OPaís
Ouça Rádio+
Qua, 24 Jun 2026
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Jornal O País
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Ouça Rádio+
Jornal O País
Sem Resultados
Ver Todos Resultados

Peregrinos já em solo angolano depois de dias de agonia em Israel

João Feliciano por João Feliciano
19 de Junho, 2025
Em Política

Os 42 peregrinos angolanos que estiveram retidos em Israel devido ao agravamento do conflito no Médio Oriente já se encontram em segurança em Angola. A líder do grupo, apóstola Ernestina Matias, relatou os momentos de tensão que o grupo viveu durante a peregrinação, uma experiência agridoce marcada por bombardeamentos, sirenes de alarme e recolher obrigatório em abrigos subterrâneos

Poderão também interessar-lhe...

Téte António destaca papel das mulheres na diplomacia angolana

Embaixada de Angola em Espanha destaca percurso diplomático de Carlos Sardinha Dias

Loide Plácido de Faria formaliza candidatura à liderança do MPLA na Samba

“Estávamos no hotel, eu no décimo andar, outros peregrinos no décimo primeiro, e à noite víamos os mísseis a cruzar o céu”, revelou a apóstola à imprensa. Segundo a líder do grupo, sempre que soavam as sirenes, desciam para o bunker, onde se refugiavam.

“Não ficávamos sentados. Orávamos e louvávamos o Senhor”, afirmou, lembrando que, apesar do cenário de guerra, nunca sentiu medo. “As entidades diziam: ‘Não sabemos quem a senhora é e que sangue tem’.

E eu dizia: na segunda-feira, com visto ou sem visto, temos que sair daqui”, sublinhou. O grupo percorreu cerca de 12 horas por estrada, passando pela fronteira de Taba até chegar ao Cairo, no Egipto, sempre “confiando no Senhor”.

Peregrinação interrompida

A missão religiosa não foi cumprida na totalidade. “Sexta-feira e sábado ainda tínhamos lugares por visitar, como o túmulo, o Muro das Lamentações, o Tanque de Bethesda e o Monte Carmelo”, lamentou.

Mesmo assim, os peregrinos visitaram locais emblemáticos como Gadara, a casa de Pedro, sinagogas, o Monte da Transfiguração, o Mar da Galileia, o local da Ascensão e o Jardim do Getsêmani.

“Foi uma jornada de aprendizado, todos os dias nos fechávamos e eu ministrava a palavra. Eles aumentaram a sua fé”, disse a apóstola Ernestina. De acordo com a apóstola, o grupo regressou a Angola profundamente impactado pela experiência espiritual e pelos perigos enfrentados.

“O meu Deus disse: segunda-feira vai. E nós saímos. A missão maior foi confiar, orar e regressar com vida”, concluiu.

Apoio do governo angolano

Em nota oficial, o Ministério das Relações Exteriores (MIREX) confirmou no último sábado, 14, que estava a acompanhar de perto os acontecimentos em Israel e a garantir assistência consular e institucional a todos os cidadãos angolanos presentes no território.

Segundo a nota do MIREX, a comunidade angolana no país é actualmente composta por 46 cidadãos — 16 ligados à missão diplomática e 30 civis (incluindo 10 crianças) — além da delegação eclesiástica dos 44 peregrinos agora regressados.

O Ministério reiterou ainda o apelo para que todos os cidadãos angolanos sigam estritamente as orientações de segurança das autoridades israelitas e da Embaixada de Angola em Israel, sublinhando o compromisso em continuar a fornecer actualizações sobre a situação.

“O Ministério das Relações Exteriores manifesta toda a solidariedade e apoio aos cidadãos angolanos e continuará a actualizar oportunamente sobre quaisquer desenvolvimentos relevantes”, lê-se na nota.

Negócios Em Exame Negócios Em Exame Negócios Em Exame

Recomendado Para Si

Téte António destaca papel das mulheres na diplomacia angolana

por Jornal OPaís
24 de Junho, 2026

O ministro das Relações Exteriores, Téte António, felicitou, nesta Terça-feira, 24, todas as mulheres que exercem funções na diplomacia, destacando...

Ler maisDetails

Embaixada de Angola em Espanha destaca percurso diplomático de Carlos Sardinha Dias

por Jornal OPaís
24 de Junho, 2026

A Embaixada da República de Angola em Espanha manifestou, hoje, consternação pelo passamento físico do embaixador Carlos Crus de Lemos...

Ler maisDetails

Loide Plácido de Faria formaliza candidatura à liderança do MPLA na Samba

por Jornal OPaís
24 de Junho, 2026

A militante Loide Plácido de Faria formalizou a sua candidatura ao cargo de primeira secretária municipal do partido no município...

Ler maisDetails

MININT esclarece em sessão no “Gabinete” recrutamento para o concurso público

por Jornal OPaís
24 de Junho, 2026

O espaço de interacção digital denominado “Gabinete do Ministro”, sob égide do titular da pasta do Interior, Manuel Homem, aborda,...

Ler maisDetails

Luanda arrecada mais de 16 mil milhões de kwanzas em receitas próprias

24 de Junho, 2026

Gala AIPEX Awards 2026 remarcada para 16 de Julho

24 de Junho, 2026

França detecta primeiro caso de Ébola

24 de Junho, 2026

Governo do Zaire quer recuperar sistema de captação de água de Kalambata paralisado há sete anos

24 de Junho, 2026
Facebook Twitter Youtube Whatsapp Instagram

Para Sí

  • Radio Maís
  • Media Nova
  • Negócios Em Exame
  • Chiola
  • Agência Media Nova
  • Contacto

Categorias

  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Publicações
  • Vídeos

Condições

  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Termos & Condições

@ Grupo Media Nova | Socijornal

Sem Resultados
Ver Todos Resultados
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Ouça Rádio+

© 2024 O País - Tem tudo. Por Grupo Medianova.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para a utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.