Para Pedro Filipe, que falava ao jornal OPAÍS, no âmbito do dia 1 de Maio, dia internacional do Trabalhador, que hoje se assinala, nos últimos anos, o país regista melhorias significativas a nível da afirmação dos órgãos representativos dos trabalhadores, com a elevação da liberdade sindical que tem permitido um diálogo aberto entre o governo e as organizações sindicais
O secretário de Estado para o Trabalho e Segurança Social, Pedro Filipe, reconheceu avanços que o país tem registado no exercício da liberdade sindical, o que tem permitido um diálogo aberto entre o Executivo e os parceiros sociais.
Pedro Filipe, que falava ao jornal OPAÍS, no âmbito do dia 1 de Maio, Dia Internacional do Trabalhador, que hoje se assinala, disse que, nos últimos anos, o país regista melhorias significativas a nível da afirmação dos órgãos representativos dos trabalhado res, com a elevação da liberdade sindical que tem permitido um diálogo aberto entre o governo e as organizações sindicais.
O governante sublinhou a contínua aposta do Executivo na melhoria das condições de vida dos trabalhadores angolanos, com real destaque para o salário mínimo nacional que tem conhecido uma evolução significativa. Para Pedro Filipe, a forma como o Governo e as organizações sindicais têm dialogado deve ser vir de exemplo para várias áreas da sociedade angolana, tendo em conta o quadro de estabilidade social que tem permitido alcançar.
Na entrevista ao jornal OPAÍS, Pedro Filipe apontou ainda uma série de acções em curso com vista ao bem-estar dos trabalhado res angolanos, desde o aumento do salário mínimo nacional, o processo de actualização de carreiras, pagamento de subsídios de isolamento e outros.
Entretanto, neste dia especial, reservado aos trabalhadores, Pedro Filipe apelou à classe que comemore a data com alegria e esperança nos dias melhores, tendo dito que o Executivo está a trabalhar cada vez mais para a consolidação do diálogo social a ser implementado com muita responsabilidade.