O governador do Cuanza Norte, João Diogo Gaspar, recebeu, nesta Terça-feira, o embaixador da Índia em Angola, Vidhu Nair, num encontro que destacou o potencial da província como novo polo de investimento e cooperação tecnológica.
Durante a reunião, João Diogo Gaspar apresentou os recursos naturais e as oportunidades económicas da província, enfatizando o desenvolvimento agrícola, com quatro perímetros irrigados em operação ou em implementação, nomeadamente do Mucoso, Cacala, Coreia 1 e Luinga, além da produção de culturas como café, cacau, milho, soja, mandioca e batata-doce.
O governante destacou ainda a exploração mineira e o potencial para indústria de transformação e formação profissional como setores estratégicos para parcerias internacionais.
“O Cuanza Norte tem condições para se tornar um polo agro-industrial e logístico, com base em recursos hídricos abundantes e terras férteis. Queremos investimentos que transformem localmente, gerem empregos qualificados e fortaleçam nosso tecido empresarial”, disse.
Por sua vez, o embaixador Vidhu Nair reforçou o interesse da Índia em expandir laços com a província, apontando oportunidades em agricultura mecanizada, minerais estratégicos, indústria farmacêutica, energias renováveis e tecnologias digitais.
O diplomata afirmou que o país pode contribuir com transferência de know-how e facilitação do acesso ao mercado indiano para empresas locais.









