O embaixador de Angola no Reino Unido da Grã-Bretanha, Irlanda do Norte e Irlanda, José Patrício, recebeu em audiência, esta sexta-feira, 18, na sede da embaixada, em Londres, o presidente da Confederação das Associações Angolanas no Reino Unido (CAARU), José Utóla, que procedeu à entrega da carta de apresentação da sua organização nas terras de Sua Majestade.
Durante a reunião, segundo uma nota de imprensa daquela embaixada a que tivemos acesso, o líder comunitário apresentou, uma série de projectos e acções que a CAARU tem desenvolvido, que têm servido como ponte entre as comunidades e as instituições, tanto britânicas como angolanas.
Dentre estas acções, segundo o informe, destaca-se a organização do Dia da Comunidade Angolana no Reino Unido, promoção de actividades culturais e educativas e a defesa dos direitos dos cidadãos angolanos na diáspora. Há também em carteira a criação da Casa de Angola em Londres, projecto que, segundo José Utóla, espera-se o apoio da embaixada e do Ministério da Cultura para a sua materialização.
Por seu turno, o diplomata anotou as preocupações do líder comunitário e assegurou que vai trabalhar com o ministério sublinhado e com a confederação comunitária para a realização daquela iniciativa.
José Patrício reiterou a sua aposta numa agenda de proximidade, diálogo e de comunhão com a comunidade angolana no Reino Unido da Grã-Bretanha, Irlanda do Norte e na Irlanda. Referiu que “falar a uma só voz facilita o trabalho de proximidade com as associações comunitárias, seguindo uma agenda comum: promover Angola”. O diplomata voltou a convidar as associações comunitárias a abraçar o programa de celebrações dos 50 Anos da Independência Nacional.
A Confederação das Associações Angolanas no Reino Unido (CAARU) é uma entidade criada em 2019 com o objectivo de promover a unidade, a representatividade e o fortalecimento das comunidades angolanas residentes no Reino Unido. Congrega 7 das 10 associações no activo da comunidade angolana no Reino Unido.