EMPEMA-ENSA BANCO BAI SOCIJORNAL SOCIJORNAL
OPaís
Ouça Rádio+
Dom, 28 Jun 2026
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Jornal O País
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Ouça Rádio+
Jornal O País
Sem Resultados
Ver Todos Resultados

Angola e Brasil assinam memorando sobre cooperação técnica no sector da Energia Eléctrica

Jornal OPaís por Jornal OPaís
24 de Março, 2026
Em Política, Última Hora

‎As Repúblicas de Angola e do Brasil assinaram, esta terça-feira, 24, um Memorando de Entendimento sobre Cooperação Técnica no Sector da Energia Eléctrica, com realçe para a segurança energética, resiliência dos sistemas eléctricos e aceleração da transição energética.
‎
‎Entre as prioridades estruturantes do documento, assinado hoje pelo ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, na sede do Ministério de Minas e Energia do Brasil, em Brasília, destaca-se a promoção da inclusão energética, com particular enfoque na partilha da experiência brasileira do programa “Luz para Todos”, reconhecido internacionalmente como referência na universalização do acesso à electricidade e redução das assimetrias sociais.
‎
‎Segundo uma nota de imprensa enviada à redacção online do jornal O País, o acordo contempla igualmente o reforço da cooperação institucional e técnica entre entidades reguladoras e operacionais, visando a modernização das infra-estruturas, a melhoria da eficiência operacional e o aumento da fiabilidade do sistema eléctrico nacional.
‎
‎Este instrumento jurídico, avança o documento, representa um avanço estratégico na agenda bilateral, posicionando o sector eléctrico como eixo central da transformação económica de Angola e reforçando o papel da cooperação Sul-Sul como catalisador de soluções inovadoras, inclusivas e sustentáveis.
‎
‎O secretário-Executivo, Gustavo Ataíde, em representação do ministro brasileiro das Minas e Energia, Alexandre Silveira, procedeu à assinatura do memorando, cuja cerimónia contou com a presença do embaixador de Angola no Brasil, Manuel Bravo.
‎
‎A nota acrescenta que, no decurso da sua visita de trabalho à República Federativa do Brasil, o ministro João Baptista Borges manteve vários encontros importantes e realizou algumas visitas técnicas a instituições de referência do sector energético brasileiro, incluindo a Agência Nacional de Energia Eléctrica (ANEEL), o Operador Nacional do Sistema Eléctrico (ONS), a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e a Axia Energia.
‎
‎Esta missão reveste-se de elevado significado político e económico, estando plenamente alinhada com a visão estratégica do Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, que tem colocado a expansão do acesso à energia, a modernização das infra-estruturas e o reforço das parcerias internacionais no centro da agenda de governação, como pilares essenciais para a diversificação económica e a melhoria da qualidade de vida dos angolanos.

Poderão também interessar-lhe...

‎Embaixador de Cuba em Angola avalia oportunidades de cooperação no Huambo

Cuanza-Norte prevê colher mais de 800 toneladas de café

Obras do Hospital Militar do Huambo atingem 48% de execução física

Negócios Em Exame Negócios Em Exame Negócios Em Exame

Recomendado Para Si

‎Embaixador de Cuba em Angola avalia oportunidades de cooperação no Huambo

por Jornal Opais
28 de Junho, 2026

‎‎O vice-governador do Huambo para o sector Técnico e Infra-estruturas, Edgar Hilário, recebeu em audiência, neste sábado, o embaixador extraordinário...

Ler maisDetails

Cuanza-Norte prevê colher mais de 800 toneladas de café

por Jornal Opais
28 de Junho, 2026

A província do Cuanza-Norte deu início, neste Sábado, 27 de Junho, à Campanha da Colheita do Café 2026, numa cerimónia...

Ler maisDetails

Obras do Hospital Militar do Huambo atingem 48% de execução física

por Jornal Opais
28 de Junho, 2026

O ministro da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, Lúcio Gonçalves Amaral, destacou, neste Sábado, 27, os progressos...

Ler maisDetails

Jornalista Manuel da Conceição sepultado no Cemitério da Santa Ana

por Jornal Opais
27 de Junho, 2026

Os restos mortais do jornalista da Televisão Pública de Angola (TPA), Manuel da Conceição, carinhosamente tratado por "Tio São", foram...

Ler maisDetails

‎Embaixador de Cuba em Angola avalia oportunidades de cooperação no Huambo

28 de Junho, 2026

Cuanza-Norte prevê colher mais de 800 toneladas de café

28 de Junho, 2026

Pastor detido no Bié por abuso sexual de uma menor durante cinco anos

28 de Junho, 2026

Obras do Hospital Militar do Huambo atingem 48% de execução física

28 de Junho, 2026
Facebook Twitter Youtube Whatsapp Instagram

Para Sí

  • Radio Maís
  • Media Nova
  • Negócios Em Exame
  • Chiola
  • Agência Media Nova
  • Contacto

Categorias

  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Publicações
  • Vídeos

Condições

  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Termos & Condições

@ Grupo Media Nova | Socijornal

Sem Resultados
Ver Todos Resultados
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Ouça Rádio+

© 2024 O País - Tem tudo. Por Grupo Medianova.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para a utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.