No mundo, os blocos políticos regionais defendem a união de países e também interesses comuns. No plano político internacional, as posições colectivas promovem a integração em diversos domínios.
Nas relações internacionais, desempenham um papel importante. Facilitam a cooperação quanto às questões de ordem social, política, económica, cultural e antropológica.
O desenvolvimento sustentável tem sido o mote para a criação de programas para a redução das assimetrias. Por isso, a aposta na formação do homem tem sido uma constante.
Neste sentido, a 45.ª Cimeira da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), que decorre em Antananarivo, Madagáscar, transferiu a liderança rotativa do Zimbabwe para o país que acolhe o certame.
Para o efeito, reforçar a cooperação entre os Estados membros e promover o desenvolvimento sustentável, à luz da promoção da industrialização, transformação agrícola e transição energética para uma SADC resiliente, são os pontos que se discutem na pátria do Presidente Andry Rajoelina.