Ao coordenador do jornal OPAÍS, votos de óptima Terça-feira e obrigado pela oportunidade! Nos últimos dias, tem sido difícil para os automobilistas, sobretudo, passarem pela Via Expressa, entre Luanda e Icolo e Bengo, no ponto entre o Kikuxi Shopping e a Refriango. O trânsito, lá, não importa o horário, é tão pesado que já exige a montagem de uma pedonal.
Isto ocorre porque os peões pulam a cerca e atravessam em massa para os dois lados; no entanto, os carros são obrigados a dar prioridade aos cidadãos. Todos os dias, o cenário naquele ponto da Via Expressa é de engarrafamento e aborrecimento, tudo por conta de uma situação que pode ser resolvida pelas autoridades.
Para quem vive no Zango ou em Cacuaco e pretende chegar ao Benfica, a Via Expressa é o ponto mais indicado, só que o trânsito lá, pelas razões evocadas, é de cortar a respiração. Isto já leva um tempo e, por mais que a pessoa saia cedo de casa, encalha naquele troço e, quando chega mais adiante, não é observado o travamento da marcha automóvel. As autoridades devem ter este dado em conta, porque o Shopping Kikuxi vai atraindo, cada vez mais, clientes e não há outra alternativa.
A montagem de uma pedonal, não sei como, mas os técnicos, mediante estudo de viabilidade, deverão encontrar uma solução. Posto isto, penso que a solução vai ajudar a mitigar o trânsito caótico que se observa todos os dias naquela de Luanda e de Icolo e Bengo. Nesta ordem, cidadãos que vivem no Zango, muitas vezes, para irem ao Benfica ou ao Talatona, preferem ir pela cidade.
Aliás, Viana seria a alternativa, mas os buracos na via que liga a Vila e as obras que estão por chegar tornam a viagem sofrível. Deste modo, a solução é viabilizarem o troço do Shopping Kikuxi e da Refriango, porque o sofrimento tem sido de cortar a respiração, todos os dias!
POR: Garnacho Mbokani, Viana









