EMPEMA-ENSA BANCO BAI SOCIJORNAL SOCIJORNAL
OPaís
Ouça Rádio+
Sex, 26 Jun 2026
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Jornal O País
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Ouça Rádio+
Jornal O País
Sem Resultados
Ver Todos Resultados

Autorizados mais de 45 milhões de euros para morgues em Luanda

Jornal Opais por Jornal Opais
19 de Setembro, 2023
Em Manchete

Para além da reabilitação e apetrechamento da antiga e nova Morgue Central de Luanda, a despesa de 45.385.000,00 de euros, autorizada por João Lourenço servirá para o surgimento de cinco morgues municipais e o apetrechamento da incineradora do Benfica, na cidade capital

Poderão também interessar-lhe...

Higino Carneiro entrega candidatura à presidência do MPLA com mais de 19 mil subscrições

Perfil da Criança revela concentração de mais população infanto-juvenil no Bié, Uíge e Moxico

PGR formaliza acusação contra Higino Carneiro por peculato e branqueamento de capitais

Onze dias depois da publicação da reportagem sobre o estado lastimável em que se encontram as morgues em Luanda, na edição do dia 1 de Setembro do jornal OPAÍS, o Presidente da República, João Lourenço, autorizou, no dia 12 de Setembro, a realização de despesas de construção, reabilitação e apetrechamento das morgues da província de Luanda.

No Despacho Presidencial tornado público apenas no dia 14 de Setembro, o PR autoriza a despesa no valor global de 45.385.000,00 (quarenta e cinco milhões, trezentos e oitenta e cinco mil) de Euros, o equivalente a 40.254.293.827,50 de kwanzas (no câmbio de 18 de Setembro), para a construção acima referida, bem como a fiscalização das empreitadas.

A disponibilização deste valor é justificada no documento presidencial com o facto de as instalações e equipamentos das morgues da província de Luanda se encontrarem num elevado estado de degradação e de deficiente estado técnico devido à sua antiguidade.

“Há a necessidade de se reabilitar e apetrechar as instalações existentes, ampliando a capacidade de actuação das morgue, incluindo os serviços de apoio, em virtude da urgência no asseguramento da continuidade dos serviços funerários e de medicina legal à população”, lê-se no documento a que o jornal OPAÍS teve acesso.

Os mais de 45 milhões de euros foram divididos em dois lotes de obras, sendo que o primeiro vai abarcar as de reabilitação e apetrechamento da antiga Morgue Central de Luanda, junto ao Hospital Josina Machel; construção e apetrechamento da nova Morgue Central de Luanda, no município do Kilamba Kiaxi; construção e apetrechamento da Morgue Municipal do Cazenga e o apetrechamento da Morgue Municipal de Viana, no valor global de 23.515.000,00 de euros.

O segundo, e último lote, vai abarcar a construção e apetrechamento da Morgue Municipal de Belas; construção e apetrechamento da Morgue Municipal de Icolo e Bengo; construção e apetrechamento da Morgue Municipal da Quiçama, e o apetrechamento da incineradora do Benfica, no valor global de 21.870.000,00 de euros.

Câmaras antigas desactivadas

Na reportagem sobre as morgues, publicada pelo jornal OPAÍS, a directora provincial do Ambiente, Gestão de Resíduos Sólidos e Serviços Comunitários, Vânia Vaz, tinha dito que em Luanda existem três morgues estruturantes, nomeadamente a Central de Luanda, a do Kilamba Kiaxi e a de Cacuaco.

Segundo a responsável, a morgue de Cacuaco está a funcionar em pleno, possui 56 gavetas e continua em reabilitação, faltando apenas alguns apetrechamentos. Relativamente à morgue do Kilamba Kiaxi, Vânia Vaz fez saber que a mesma está desactivada por conta das obras de que carece.

Quanto à Morgue Central de Luanda, a fonte disse que também está em normal funcionamento, sendo que decorre o processo de requalificação e apetrechamento.

A primeira fase, ocorrida no período de Dezembro de 2022 a Abril de 2023, com a colocação de novas unidades de conservação de cadáveres, possibilitou a requalificação dos balneários com a possibilidade de lavagem dos corpos com água canalizada e limpeza de sistema de esgoto.

Por outro lado, Vânia Vaz sublinhou que se deu início da segunda fase da requalificação e apetrechamento com equipamentos informáticos da referida morgue para a implementação do portal do munícipe, que é um processo que está em fase final de construção com o apoio da Administração Geral Tributaria (AGT).

Tendo em conta que todo equipamento tem o seu tempo de vida útil, a directora provincial do Ambiente, Gestão de Resíduos Sólidos e Serviços Comunitários disse que houve a necessidade de se desactivar as câmaras antigas para se criar as condições para as futuras obras que se avizinham.

“Tendo em conta o crescimento demográfico da província de Luanda e de formas a melhorar a prestação de serviço fúnebres aos cidadãos, está previstoaa construção de morgues municipais neste quinquénio”, assegurou.

Negócios Em Exame Negócios Em Exame Negócios Em Exame

Recomendado Para Si

Higino Carneiro entrega candidatura à presidência do MPLA com mais de 19 mil subscrições

por João Feliciano
25 de Junho, 2026

O general na reforma, Higino Carneiro, formalizou hoje, quinta-feira, em Luanda, a sua pré-candidatura à presidência do partido, entregando à...

Ler maisDetails

Perfil da Criança revela concentração de mais população infanto-juvenil no Bié, Uíge e Moxico

por Jornal OPaís
24 de Junho, 2026

As províncias do Bié, Uíge e Moxico são as que registam maior número de crianças e adolescentes em Angola, com...

Ler maisDetails

PGR formaliza acusação contra Higino Carneiro por peculato e branqueamento de capitais

por João Feliciano
23 de Junho, 2026

A Procuradoria-Geral da República (PGR) notificou, esta quarta-feira, o general Francisco Higino Lopes Carneiro da acusação formal deduzida pelo Ministério...

Ler maisDetails

Banco Mundial faz avaliação positiva da implementação do Kwenda I

por Jornal OPaís
23 de Junho, 2026

O Banco Mundial (BM) felicitou, recentemente, o Governo de Angola pela implementação “bem-sucedida” do Projecto de Reforço do Sistema Nacional...

Ler maisDetails

É de hoje… Até Dezembro, camaradas

26 de Junho, 2026
Fotos de Daniel Miguel

MADALENA CHIMPOLO:“Em termos genéticos, não acreditamos que existam fronteiras definidas que permitam dividir a espécie humana”

26 de Junho, 2026
Foto de Carlos Augusto

Perigo iminente: Pânico abala ‘inquilinos’ do Estádio da Cidadela após desabamento de parte da infra-estrutura

26 de Junho, 2026

Amontoados de lixo resistem nas ruas do Zango e “entopem” valas de drenagem

26 de Junho, 2026
Facebook Twitter Youtube Whatsapp Instagram

Para Sí

  • Radio Maís
  • Media Nova
  • Negócios Em Exame
  • Chiola
  • Agência Media Nova
  • Contacto

Categorias

  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Publicações
  • Vídeos

Condições

  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Termos & Condições

@ Grupo Media Nova | Socijornal

Sem Resultados
Ver Todos Resultados
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Ouça Rádio+

© 2024 O País - Tem tudo. Por Grupo Medianova.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para a utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.