O Governo anunciou, nesta terça- feira, 28, a intenção de eliminar o Instituto Nacional de Defesa do Consumidor (INADEC) e refundar a Autoridade Nacional de Inspecção Económica e Segurança Alimentar (ANIESA)
A medida foi apreciada durante na 10.ª Sessão Ordinária do Conselho de Ministros, para posterior envio à Assembleia Nacional, no quadro da estratégia de implementação da Reforma do Sistema de Inspecção Económica. Em relação à extinção do INADEC, o analista económico Diógenes Lenga diz que a decisão é positiva, mas deve ser acompanhada com medidas eficazes que reforcem a protecção do consumidor angolano.
O economista frisou que a extinção do INADEC representa um marco, mas acredita que o sucesso dessa reforma dependerá da implementação adequada e da continuidade da fiscalização eficiente que assegure protecção aos consumidores e o cumprimento das normas económicas.
Segundo Diogenes Lenga, os angolanos devem receber essa notícia com optimismo, embora o INADEC tenha exercido papel importante no controle e defesa dos direitos do consumidor e fiscalização económica.
Leia mais em









