O é-Kwanza escolheu a presente edição da FILDA para apresentar ao público angolano o novo Cartão Multicaixa é-Kwanza, uma solução pioneira no sistema financeiro nacional que permitirá, pela primeira vez, a qualquer cidadão efectuar pagamentos em toda a rede Multicaixa sem necessidade de uma conta bancária.

O novo cartão é-Kwanza é um cartão físico, pré-pago, gerido integralmente através do aplicativo móvel ou Web é-Kwanza, representa um passo firme na democratização do acesso aos serviços financeiros digitais. Será disponibilizado ao público no último trimestre de 2025, por meio de uma ampla rede de agentes e parceiros comerciais, shoppings, supermercados, grandes armazéns e os agentes é-Kwanza, garantindo capilaridade e conveniência para os utilizadores.
Num contexto onde mais de metade da população angolana permanece fora do sistema bancário tradicional, esta solução foi desenhada a pensar, sobretudo, nos cidadãos que actuam no sector informal e que, até agora, não tinham acesso a um meio de pagamento. Com este cartão, será possível efectuar compras, pagamentos, gerir saldos e controlar movimntos no cartão, podendo recarregar valores de forma simples, segura e sem burocracias.
“O Cartão Multicaixa é-Kwanza é mais do que um produto tecnológico; é um instrumento de inclusão social e financeira”, afirmou a Directora de Marketing da Pay4all, Madalena Pisoeiro. “Queremos garantir que todos, independentemente do seu nível de rendimentos ou localização geográfica, possam ter acesso aos benefícios da digitalização financeira e dos meios de pagamento.”
Com o slogan “Cartão Multicaixa é-Kwanza, é para todos”, a solução reflecte o compromisso do é- Kwanza em contribuir para a redução da circulação de numerário, o aumento das transacções electrónicas e a consolidação de um ecossistema financeiro mais moderno e seguro. A gestão simples via App ou Web e a ausência de processos presenciais tornam o produto acessível, mesmo para utilizadores com pouca familiaridade com serviços bancários.
A introdução deste cartão representa um marco no posicionamento estratégico do é-Kwanza como referência no sector financeiro digital angolano, com especial enfoque nos segmentos desbancarizados e de baixo rendimento. A meta é clara: tornar-se o cartão preferencial dos cidadãos sem conta bancária até ao final de 2026, promovendo uma verdadeira transformação no panorama económico nacional.
Com esta inovação, o é-Kwanza reforça o seu papel enquanto agente activo da inclusão financeira em Angola, aliando simplicidade, segurança, tecnologia, conveniência e impacto social positivo