Angola e a China, através das respectivas Câmaras de Comércio, manifestaram a intenção de organizar proximamente, em Luanda, um encontro empresarial destinado a promover a diversificação da economia angolana e o intercâmbio de experiências tecnológicas e industriais
O facto foi expresso durante uma audiência que o ministro das Relações Exteriores, Téte António, concedeu ao embaixador da China em Angola, Zhang Bin, esta semana. O referido fórum visa aprofundar as parcerias entre o sector privado dos dois países, abrindo novas oportunidades de investimento e de transferência de conhecimento técnico.
Na ocasião, as partes falaram também do lançamento sino- sul-africano e de uma Iniciativa de Cooperação para Apoiar à Modernização em África, a ser apresentada no âmbito da próxima Cimeira do G-20, em Johannesburg, África do Sul.
A iniciativa visa fortalecer as capacidades africanas nas áreas de facilitação do comércio, desen- volvimento industrial sustentável, financiamento, paz e segurança, realçando a visão partilhada da China e de África face aos desafios globais do multilateralismo e da economia mundial.