Localizada no Pólo Industrial da Zona Económica Especial (ZEE), no município de Calumbo, província de Icolo e Bengo, a unidade fabril Yoniben, pertencente ao grupo de comércio geral Ros’ Bien, produz, por hora, seis toneladas de massa alimentar do tipo esparguete, que resulta numa produção diária de 144 toneladas
São, no total, três fábricas deste grupo que estão instaladas numa das parcelas do maior parque económico e industrial do país, sendo esta de produção de massa alimentar, que está conectada à uma outra de produção de trigo, e uma adjacente onde são produzidas farinha de milho.
Além destas, de acordo com o administrador do grupo Ros’ Bien, Aron Zerihun está também em projecção uma quarta unidade, na zona da Boa Vista, Sambizanga, em Luanda, destinada à produção de óleo vegetal. “Nós temos aqui três fábricas. Temos a de massa de esparguete, temos a fábrica de farinha de milho – que é fuba de milho, que transforma 250 toneladas de milho por dia. E também temos uma unidade de fábrica de trigo, que transforma 230 toneladas por dia.
A fábrica de óleo está a ser projectada na Boa Vista”, afirmou. O administrador do grupo, disse que a fábrica tem cerca de quinhentos funcionários, na sua maioria angolanos, dos quais 95% são jovens. Quanto aos estrangeiros, acrescentou que estes surgem para col- matar aqueles sectores que carecem de uma formação específica.