O Hospital Pediátrico do Lobito, no bairro da Luz, província de Benguela, recebeu, hoje, vários kits de medicamentos diversos que foram entregues pelo Porto do Lobito.
A oferta do Porto do Lobito inseriu-se no quadro das actividades comemorativas do 97.ª aniversário daquela empresa portuária.
Na lista de fármacos doados constam algodão, máscaras descartáveis, paracetamol, multivitaminas, vitamina C, e outros medicamentos.
Na ocasião, a directora da referida unidade sanitária, enalteceu o gesto do Porto do Lobito que veio abastecer o stock de farmácia.
Contudo, Cristina Isabel espera que este tipo de acção não seja apenas feito em dias de comemorações de datas de empresas e tenha continuidade.
“Estamos muito agradecidos pelos kits de medicamento que a empresa portuária do Lobito trouxe para o nosso centro pediátrico. Que se olhe também um bocado para o hospital das crianças. Que não seja apenas o Porto, mas que as outras empresas grandes que nós temos a nível do nosso município e da nossa província também tenham a mesma iniciativa”, apelou.
Por sua vez, o presidente do Conselho da Administração do Porto do Lobito afirmou que depois de a empresa portuária ter tomado conhecimento da carência de alguns medicamentos na pediatria, decidiu trazê-los para acudir a situação que o hospital enfrenta.
“Trouxemos vários medicamentos que a unidade pediátrica necessita e que vão contribuir também para a satisfação de muitas prescrições médicas”, reforçou.
O Hospital Pediátrico do Lobito tem uma capacidade de internamento de 93 camas para crianças dos zero aos cinco anos.
De acordo com Cristina Isabel, o fluxo de atendimento por dia é de 150 a 180 doentes.
As ocorrências mais frequentes naquela unidade sanitária são a malária, as doenças diarreicas e respiratórias, além da má nutrição.
Por mês regista-se, ainda, uma taxa de natalidade de oito a dez mortes, com idades compreendidas entre os zero e os cinco anos, concluiu a directora do Hospital Pediátrico do Lobito.
Fonte; JA