O clássico dos clássicos do futebol angolano, número 87 entre o Petro de Luanda e o 1º de Agosto, ficou ontem pelo nulo, no Estádio 11 de Novembro, em jogo de acerto da 16ª jornada do Girabola 2023/2024.
Os tricolores, com este empate, assumem a liderança isolada do Campeonato Nacional, agora com 54 pontos, mais um que o segundo classificado, o Sagrada Esperança da Lunda-Norte.
Apesar do nulo, a equipa central das Forças Armadas Angolanas subiu dois lugares na tabela de classificação, ascendendo ao quinto posto com 36 pontos. Aliás, há uma curiosidade que não deve passar ao lado, o Petro de Luanda, na era Alexandre Santos, ainda não venceu a turma de Filipe Nzanza, após cinco jogos disputados.
Durante o desafio de ontem, a formação do Catetão, que tem um jogo em atraso, entrou melhor no “tapete verde” do Estádio 11 de Novembro, pois no primeiro minuto chegou com perigo à baliza defendida por Neblú.
No contra-ataque, o 1º de Agosto procurava incomodar o último reduto do arqui-rival por intermédio do lateral direito Hossy, que teve um despique renhido com o extremo esquerdo Vanilson. Ainda assim, as duas equipas foram para os balneários com o empate sem golos.
No reatamento do embate, os dois treinadores mexeram no ‘xadrez ’ com o objectivo de chegaram ao tento inaugural, quiçá da vitória, mas sem sucesso. Nesse período, os militares atacaram mais em relação à primeira parte, mas os tricolores não cruzaram os braços.
O trio de árbitros liderado por João Goma, com um ou outro erro, não teve influência no resultado final e assim foi o clássico dos clássicos do desporto-rei angolano.