Ao coordenador do jornal OPAÍS, feliz Ano Novo e que seja de muitas realizações! O ano que ontem terminou ficou marcado por altos índices de delinquência e actos que põem em risco a vida dos cidadãos, um pouco por todo o país. Mas é na capital, Luanda, por ter maior parte da população, que as coisas acontecem num abrir e fechar de olhos.
Na periferia da capital, jovens, à luz do dia, muitas vezes aterrorizam moradores e cidadãos que estão de passagem. Com arma de fogo ou branca, sem temerem represálias, recebem coisas, assaltam sem ter quaisquer receios. Há até bairros em que a Polícia Nacional tem dificuldades de entrar e patrulhar, sobretudo à noite!
Este fenómeno tem sido preocupante, por isso é importante haver mais patrulhamento e criar-se condições para se conter. Aliás, nos últimos dias, muitas meninas foram vítimas de violação sexual e até feitas cárcere privado. Mas o bom trabalho da Polícia Nacional permitiu trazer de volta as meninas para o convívio dos familiares. Os presumíveis autores de tais crimes também estão detidos e aguardam outros procedimentos legais.
A delinquência no presente ano não deve tomar proporções alarmantes, porque não tem sido fácil controlar os jovens que volta e meia estão sob efeito de substâncias psicotrópicas. Com base nisto, espero que as autoridades e outras instituições consigam dar resposta a este fenómeno, visto que a juventude é a força motriz da sociedade.
POR:Nelito Ambiose, Viana









