Um bom número de angolanos não tem dúvidas entre andar a pé e andar a pés, porque, em geral, desconhece a expressão “a pé”. Esta é menos usual em comparação à expressão “a pés”.
Parte-se da idéia de que por termos dois pés é mais sensato dizer que andamos a pés = andamos com dois pés. Todavia, se analisarmos as construções andamos a pé e andamos a pés, notaremos que “a pé” e “a pés” servem para mostrar como andamos e não com que andamos. Se quisermos mostrar com que andamos, poderemos fazer o uso da palavra “com”: andamos com os pés.
Se quisermos mostrar como andamos, devemos dizer “andamos a pé” ou “andamos a pés”? Antes de tudo, é importante deixar claro que as expressões que vêm após o verbo andar são locuções, todavia, apenas uma está correcta.
Em geral, as locuções funcionam como uma única palavra, isto é, são duas ou mais palavras que representam uma dada palavra. Assim, se a locução fizer menção a uma palavra invariável, será invariável também.
A expressão “a pé” ou “a pés” representa, ou seja, significa ‘pedestremente’ cuja classe gramatical é advérbio de modo. Isto quer dizer que entre a expressão “a pé” e “a pés” uma é chamada de locução adverbial e a outra é chamada de solecismo (erro). Por outro lado, sabe-se que os advérbios não variam em número, portanto as locuções adverbiais também não variam em número.
Então, andamos a pé ou andamos a pés? No parágrafo anterior, foi-nos possível recordar algumas características dos advérbios. Agora, devemos responder à pergunta “Andamos a pé ou andamos a pés?” Está claro que o correcto é andamos a pé, pois a expressão sublinhada é uma locução adverbial, isto é, funciona como advérbio, portanto não varia em número.
Como provar que se trate de uma locução adverbial? Basta que seja substituída por uma única palavra. Se a substituição for possível, estaremos diante de locução. Neste caso, a locução receberá o nome da classe gramatical da palavra que a substituir. Exemplo: Dizer que andamos a pé é o mesmo que dizer que andamos pedestremente.
O que a Gramática diz sobre as palavras terminadas em “-mente”? É isso mesmo! A Gramática diz que são advérbios, logo “pedestremente” é um advérbio e a pé é uma locução adverbial. Dá mesma forma que é errado dizer andamos pedestremente dizer andamos a pés é errado também.
Por: TITÁBIAS TADEU
Gramaticógrafo e professor de Língua Portuguesa









