À coordenação do jornal OPAÍS, votos de óptima quarta-feira, o último dia do ano 2025! A ponta final do ano, cujas cortinas caem daqui a algumas horas, ficará marcado por factos que não agradam qualquer cidadão angolano.
Os problemas sociais foram tantos que volta e meia não se sabia o que fazer para se acalentar a voz de muitas vítimas. Pelo que se viveu, estou a acreditar que 2026 será melhor para os angolanos, uma vez que se tem trabalhado para o efeito. Assim, para se reduzir as assimetrias e os ânimos caírem por terra, é importante que se criem mais oportunidades de acesso à riqueza. Isto se traduz na maior oportunidade de emprego para as famílias e os jovens.
Muitas vezes, acabam frustrados por não terem o que fazer. Deste modo, a criação de uma equipa multidisciplinar vai ajudar a identificar melhor os problemas sociais que assolam o país. Aliás, nota-se que os jovens têm sido, até prova em contrário, os mais inconformados quanto ao acesso e às oportunidades de emprego.
Como é evidente, são a força motriz da nossa sociedade, isto é, devem merecer atenção e também haver políticas que garantam inclusão social. Sempre que se sentem excluídos, partem para actos contrários à lei e aos bons costumes.
Isto depois resulta na aplicação de medidas por parte dos órgãos competentes. Ainda assim, o mais importante é acreditar numa Angola melhor, em que todos vivam de forma honesta e digna nos próximos tempos.
POR: Domingos Balombo, Luanda









