É de hoje…Escrevo este texto antes do fim do jogo entre Angola e o Egipto, onde, mais uma vez, a selecção já estava com a calculadora nas mãos, após ter desperdiçado os pontos que lhe permitiriam chegar a outra fase nos dois jogos iniciais. Diferente do brilharete que se observava durante a fase em que era treinada pelo português Pedro Gonçalves, a equipa orientada por Patrice Beaumelle está longe de cativar.
Na realidade, a contratação da actual equipa que dirige a Federação Angolana de Futebol parece ter-se esquecido de que, em formação vencedora, não se deveria mexer. Quando se retirou o português, que preparou toda a campanha rumo ao CAN 2025, já existia o receio de que uma alteração no conjunto técnico traria mais prejuízos do que proveitos. Mesmo que se qualificasse, as alterações constantes dos jogadores e a existência de um 11 pré-definido demonstram que o técnico ainda não se entrosou.
Quando chegou à liderança da FAF, era expectável que Alves Simões pudesse fazer melhor do que a equipa de Artur Almeida e Silva. Porém, os momentos iniciais vão indicando que podem ser piores que o seu antecessor. O fracasso durante o CAN está todo ele associado ao facto de se ter estragado o bom momento que a equipa vivia.
Antes de rumar para outra equipa, Pedro Gonçalves tinha um histórico de vitórias, só derrubado pela birra dos novos responsáveis da FAF. A esta hora, certamente, estará a rir-se daqueles que mexeram os paus para que fosse embora, quando ainda acreditava levar os Palancas Negras para Marrocos, onde ontem empataram com o Egipto e devem regressar mais cedo para casa. Resta saber qual será o futuro do actual seleccionador, quando o país nem sequer passou da primeira fase.
É provável que, quando se fizer o rescaldo desta participação, saberemos quem são os principais culpados, encabeçados pelo presidente da Federação Angolana de Futebol, que até o Girabola teve de ser interrompido. Para já, muitos já classificaram esta campanha como a mais desastrosa que a selecção alguma vez fez. E não seria diferente, porque já há muito se previa, quando se afastou o anterior treinador.








