Dezenas de agricultores na cintura verde na povoação de Katateka, município da Yambala, manifestam-se apreensivos com a deterioração de produtos, por falta de vias para o escoamento para os centros de consumo. Os nossos entrevistados sugeriram uma intervenção urgente nas vias de comunicação, ao mesmo tempo que se queixam de falta de insumos agrícolas
Apovoação de Katateka é uma espécie de pulmão para Yambala, no que à produção agrícola diz respeito. Lá são produzidas enormes quantidades de cereais, com destaque para milho, hortícolas e frutas que alimentam Benguela, Ganda, Cubal, Catengue, para citar apenas estas regiões.
Porém, o maior problema prende-se, fundamentalmente, às deficiências nas vias para o escoamento do produto dos campos para as zonas de consumo.
O terreno de acesso à zona é bastante acidentado, com pedras a complicarem a viagem de quem se põe a caminho em direcção à povoação, não sendo possível se fazer lá à boleia de um carro. Apenas motos de duas rodas conseguem aceder aos campos.
A via não dispõe de condições para as de quatro. Um quadro que vai tirando o sono aos agricultores daquela cintura verde. O que mais há por lá é produção e força para trabalhar – como asseguraram os agricultores – porém isso se tem esbarrado na falta de via para se retirar a produção das zonas de cultivo.
A vida, que se faz município – conforme slogan institucional – não tem sido fácil para João Oliveira, que há dez anos se dedica à actividade agrícola.
Leia mais em…
Por: Constantino Eduardo, em Benguela









