A Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA) prevê alcançar 60 mil investidores até 2027, no âmbito do seu plano estratégico de crescimento e expansão do mercado de capitais, anunciou ontem, na província da Huíla, o administrador executivo Dilson Gaspar
Criada em 2014, a Bodiva completa 11 anos de existência e regista um percurso de expansão progressiva. Iniciou as operações com títulos de dívida pública, mas, desde 2018, passou a incluir instrumentos corporativos, como as obrigações emitidas por empresas nacionais, entre as quais o BAI, o BC- GA, a ENSA, a Sonangol e o Banco de Fomento Angola, este último tendo dispersado 29,75% do seu capital no mercado.
Actualmente, a BODIVA conta com cerca de 45 mil investidores com contas de custódia acti- vas, que representam cidadãos e instituições com participação no mercado financeiro angolano.
Em declarações à imprensa, Dilson Gaspar realçou que objectivo é chegar a 60 mil investidores até 2027 e tal crescimento será resultado do aumento da literacia financeira e do trabalho conjunto com as corretoras e distribuidoras que intermedeiam o aceso dos cidadãos à Bolsa.
Leia mais em