O Instituto Nacional da Criança (INAC) registou, entre os dias 12 e 18 de Outubro, um total de 780 denúncias de violência contra menores em todo o território nacional, através da linha de denúncias 15015 – SOS Criança. Dentre os casos, choca a sociedade o de uma mãe, na província do Bié, que estrangulou a filha, vestiu- a e depositou o corpo na morgue.
As províncias do Bié, Cunene, Cuanza-Sul, Huambo, Luanda, Lunda Norte e Zaire figuram entre as mais referenciadas. De acordo com o relatório semanal do INAC, apresentado pela porta-voz do INAC, Rosalina Domingos, os casos mais recorrentes dizem respeito a fuga à paternidade e disputa de guarda (203), trabalho infantil (127), violência física e psicológica (78) e abuso sexual (16).
O documento destaca ainda um caso de infanticídio ocorrido na província do Bié. No Bié, foram registadas 66 de- núncias, entre as quais um caso de abuso sexual no município do Cuito, envolvendo uma adolescente de 16 anos e um agressor de 21, que se aproveitou da fragilidade da vítima.