O ministro das Relações Exteriores, Téte António, desembarcou na noite desta terça-feira, em Nova Iorque, para participar da 80ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU).
O evento, considerado um dos mais importantes fóruns de debate multilateral do mundo, reúne chefes de Estado e de Governo dos 193 países-membros da ONU.
O chefe da diplomacia angolana e sua delegação foram recebidos no Aeroporto Internacional Teterboro, em Nova Jersey, por representantes angolanos em solo americano.
De acordo com uma nota de imprensa do MIREX, a que OPAÍS teve acesso, a presença do ministro angolano na AGNU sublinha o compromisso de Angola com o multilateralismo e o debate de questões cruciais para a comunidade internacional.
A Assembleia Geral da ONU, um dos seis principais órgãos da organização, actua como uma plataforma de discussão para temas que vão desde a paz e a segurança globais até questões de desenvolvimento e direitos humanos.
Com poder de aprovar o orçamento da ONU, supervisionar agências e programas, e eleger membros para outros órgãos, a Assembleia Geral desempenha um papel vital na dinâmica política e diplomática mundial.
A participação de Angola na 80ª Sessão reforça a posição do país em contribuir para o diálogo e a cooperação entre as nações.