O escritor angolano, Vanderley Vanderdiq, foi homenageado, no último Sábado, 30, na sua residência, em Luanda, pelo contributo que tem prestado para o desenvolvimento da literatura infanto-juvenil
Numa iniciativa do projecto Leitura ao Domicílio (organizado pelo jovem Aniceto da Silveira), a homenagem visou destacar o contributo do escritor na promoção da literatura infantil e infantojuvenil, com a publicação das suas obras que têm enriquecido o mercado literário destinado a este público peculiar.
Durante o acto de homenagem, as crianças apresentam cada uma performance diferente e mais animada que a outra, desde a declamação de poesias, leitura com trechos dos livros do homenageado, danças, brincadeiras lúdicas e outras atrações, culminando com a apresentação do autor e o seu percurso literário, todo acto protagonizado pelos pequeninos.
Em resposta ao gesto, o escritor Vanderley Vanderdiq agradeceu a iniciativa e sublinhou que o trabalho dos “homens de caneta” é uma actividade muito delicada, feita de coração aberto, mas que exige muito cuidado e responsabilidade sobretudo quando se trata de escrever para um público tão sensível e delicado como as crianças.
Emocionado, enalteceu o gesto e considerou não haver dinheiro que compense a alegria de ver os pequeninos a desfrutarem das suas obras. Para si, o gesto demostra que, embora demore, mas, mais tarde ou mais cedo, o reconhecimento de um bom trabalho chega sempre.
“O meu muito obrigado por esta homenagem, estou muito feliz. Ouvir os meninos a lerem os meus textos não há coisa melhor. Estou muito agradecido, foi um momento muito bonito e impactante na minha vida”, expressou o artista no final da homenagem.
Vanderley ressaltou que ao transmitir as suas ideias para os pequeninos, através dos livros, também aprende muito com as crianças envolvidas em cada iniciativa literária que acompanha.
Afirmou que como ser humano e escritor será sempre grato pelo gesto que parece simples mas carrega consigo um grande significado e vem aumentar ainda mais a sua responsabilidade no mundo das letras.
Considera que escrever é um dom e por isso pretende contribuir sempre que pode para ajudar as crianças a crescerem mais saudáveis em termos de conhecimento e humanismo.
De ressaltar que o projecto AS leitura ao Domicílio tenciona homenagear, neste ano, cerca de 50 autores da literatura infantil, no âmbito dos 50 anos de Independência Nacional que o país está a celebrar.