EMPEMA-ENSA BANCO BAI SOCIJORNAL SOCIJORNAL
OPaís
Ouça Rádio+
Sex, 12 Jun 2026
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Jornal O País
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Ouça Rádio+
Jornal O País
Sem Resultados
Ver Todos Resultados

Angola conta com uma rede com mais de 30 mil km de fibra terrestre

Jornal OPaís por Jornal OPaís
2 de Dezembro, 2025
Em Economia

O país conta hoje com uma rede com mais de 30 mil km de fibra terrestre, anunciou, recentemente, em baku, república do Azerbaijão, o secretário de estado para as Telecomunicações e Tecnologias de informação, Ângelo Buta João

Poderão também interessar-lhe...

Uíge desenvolve sistemas para ajudar Zaire e Benguela no combate ao contrabando de combustível e inundações

Empresas nacionais e estrangeiras apostam na contribuição da economia digital

Namíbia quer extensão do Canal do Cafu para o seu território

Falando na Conferência Mundial sobre o Desenvolvimento das Telecomunicações, que se realiza sob a égide da União Internacional das Telecomunicações (UIT), com o lema “Conectividade universal, significativa e acessível para um futuro digital inclusivo e sustentável”, Ângelo Buta João disse que, no âmbito do projecto de rede nacional de banda larga, 4.860 km estão em reparação e 1.400 km de nova fibra em construção.

Angola conta ainda com vários cabos submarinos que pos- sibilitam a interligação com o mundo e por via do projec- to “Conecta Angola”, 27 localidades espalhadas pelo territó- rio nacional foram conectadas, o que possibilitou a cobertura de cerca de 366 mil cidadãos.

Esse processo possibilitou a expansão e modernização da infraestrutura de suporte em seus componentes terrestres, submarinos e espaciais e, como resultado, fez com que Angola contasse hoje com uma rede com mais de 30 mil km de fibra terrestre.

A Conferência Mundial sobre o Desenvolvimento das Telecomunicações é um evento que se realiza a cada quatro anos, congregando líderes e decisores, provenientes dos 193 Estados Membros da União Internacional das Telecomunicações (UIT), dos quais Angola faz parte, bem como representantes da indústria, da academia e de outros actores relevantes acreditados pela organização.

O foco principal da actividade incidiu na troca de experiências e melhores práticas na promoção de um serviço de internet de alta qualidade, a um custo acessível, sempre que necessário.

Ângelo Buta disse, durante o painel de Alto Nível, que diversas etapas foram superadas e alcançadas no âmbito institucional ao longo dos 50 anos de independência no que diz respeito às políticas de regulação, capacitação, desenvolvimento e melhoria das infraestruturas de conectividade e inclusão digital, modernização dos serviços da administração pública, bem como no domínio da cibersegurança.

Adiantou também que o Programa Espacial Nacional regista resultados positivos com o lançamento e operação do Satélite ANGOSAT-2, a formação de quadros e o desenvolvimento das plataformas e serviços espaciais.

Negócios Em Exame Negócios Em Exame Negócios Em Exame

Recomendado Para Si

Uíge desenvolve sistemas para ajudar Zaire e Benguela no combate ao contrabando de combustível e inundações

por Jornal OPaís
12 de Junho, 2026
Daniel Miguel

Uma equipa de oito estudantes, provenientes da província do Uíge, desenvolveu um sistema tecnológico para auxiliar o Governo de Angola...

Ler maisDetails

Empresas nacionais e estrangeiras apostam na contribuição da economia digital

por Rita Fernando
12 de Junho, 2026
VIRGILIO PINTO

Com arranque nesta Quinta-feira, 11, da maior feira de TIC, que se estende até amanhã, Angola está no centro das...

Ler maisDetails

Namíbia quer extensão do Canal do Cafu para o seu território

por Jornal OPaís
12 de Junho, 2026

O embaixador da Namíbia em Angola, Leonard Iipumbu, manifestou, esta semana, o interesse do seu governo em estender o Canal...

Ler maisDetails

Mercury estabelece parcerias estratégicas com INFOSI e GGPEN para operacionalizar soluções digitais

por Jornal OPaís
11 de Junho, 2026

A Mercury assinou hoje, durante o ANGOTIC 2026, dois Memorandos de Entendimento (MoU) com a INFOSI e a GGPEN, reforçando...

Ler maisDetails
Carlos Moco

Primeira-dama da República aprecia as exposições tecnológicas no ANGOTIC 2026

12 de Junho, 2026
DR

Unitel formaliza acordos de cooperação com Angola Telecom e GGPEN no ANGOTIC 2026

12 de Junho, 2026

Falta de juízes e morosidade processual preocupam sector judicial em Cabinda

12 de Junho, 2026
DR

Governo garante responsabilização judicial por venda irregular de casas das centralidades

12 de Junho, 2026
Facebook Twitter Youtube Whatsapp Instagram

Para Sí

  • Radio Maís
  • Media Nova
  • Negócios Em Exame
  • Chiola
  • Agência Media Nova
  • Contacto

Categorias

  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Publicações
  • Vídeos

Condições

  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Termos & Condições

@ Grupo Media Nova | Socijornal

Sem Resultados
Ver Todos Resultados
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Ouça Rádio+

© 2024 O País - Tem tudo. Por Grupo Medianova.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para a utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.