Entre os Estados, a cooperação estratégica permite a assinatura de parcerias em vários domínios. Promove a partilha de conhecimento e outros desafios comuns nos dias que correm.
Neste contexto, o diálogo e outros instrumentos jurídicos ajudam a consolidar e a promover avanços. No plano da economia de mercado, a classe empresarial também é chamada. Contribuem para a exportação e a importação de produtos, eternizando marcas.
Durante estes encontros, líderes políticos de ambos os lados reiteram o compromisso de ampliar os investimentos e fortalecer o compromisso à luz de uma agenda que facilite o desenvolvimento social, político, económico e não só.
Para o efeito, o Presidente dos Emirados Árabes Unidos (EAU), Shiekh Mohammed Bin Zayed Al Nahyan, após a sua visita de trabalho em Luanda, adiantou que há evolução positiva nas relações com Angola.
No Palácio da Cidade Alta, o Presidente da República, João Lourenço, convidou os EAU e as suas empresas a participarem na III Cimeira sobre Financiamento do Desenvolvimento de Infraestruturas em África que a capital angolana vai acolher em Outubro próximo.