O tema musical “ 50 anosAngola terra mãe”, lançado em todas as plataformas digitais, no âmbito das comemorações dos 50 anos da independência de Angola, surge como uma homenagem ao percurso histórico e cultural do país e reuniu um leque de impressões vocais de artistas em Angola e na diáspora.
Com concepção, letra e Produção Executiva de Adão Filipe, o single conta com direcção musical de Dódo Miranda e apoio à produção de Paulo Tonet, Romanos Vilar, Idika Gregório e Bruno Ivo.
Segundo o documento enviado ao OPAÍS, a canção é um tributo à pátria, à resistência e à identidade angolana, simbolizando a união de gerações e estilos musicais. Este trabalho junta vozes de referência do panorama musical nacional como Ginga Nacicuse, Moniz de Almeida, Dodó Miranda, Nelo de Carvalho, Beto Bungo, Baki Makela, Acácio, Anabela Aya, Patrícia Faria, Lina Alexandre, Calabeto, Dom Caetano, Kyaku Kyadaff, Walter Ananás, Celsio Mambo, Flay, Phathar Mak, Alexandra Bento, Erika Nelumba.
Outros nomes como Jorge Mulumba, Ndaka Yo Wiñi, Kanda, Santimant Mwiny, Solange de Nery, Lubanza (Sassa Tchokwe), Jojo Gouveia, Mister Lee, Ismael Benguela, Manecas Costa, Kamba Dya Muenho, Ricardo Lemvo, Turbo de Almeida, Tiviné, Wlademiro Gonga, Jay Lorenzo, Sabino Henda, Ângela Ferrão, Aniceto, Canhoto Ekukui, Cândido Ananás, Paulo Jazz, Lio Francis, David e Voto Gonçalves constam do tema musical.
De acordo com o documento, este single pretende não apenas assinalar a efeméride, mas também reforçar o orgulho nacional e homenagear todos os que contribuíram para a construção da Angola independente. A diversidade de artistas envolvidos reflecte, igualmente, a riqueza cultural do país e a força da música angolana.