Uma cidadã nacional, de 21 anos de idade, foi detida recentemente pelos efectivos do Departamento de Investigação de Ilícitos Penais (DIIP) em Luanda, acusada de contratar meliantes, com a promessa de um pagamento no valor de 80 mil kwanzas, para assaltarem a prima e, por coincidência, suposta amiga mais próxima, de 23 anos de idade.
A informação foi avançada esta terça-feira, 16, pelo porta-voz do DIIP, intendente Quintino Ferreira, quando falava em entrevista à Rádio Nacional de Angola. Segundo o porta-voz, o caso, que a princípio a polícia achava que se tratava de um simples roubo na via pública, aconteceu no bairro da Coreia, no município da Samba, na capital Luanda.
Quintino Ferreira explicou que, a acusada, alegadamente munida de um sentimento de inveja, contratou alguns elementos nas zonas circunvizinhas daquele município para tomarem de assalto a bolsa da vítima, que continha o telemóvel de marca iPhone que a suposta mandante do crime pretendia ter em posse.
”Completou uma equipa de quatro jovens. Deu toda a indicação, porque ela conhecia o itinerário da prima, até o horário. Manteve comunicação com a prima para reconfirmar qual seria a trajectória dela e, no entanto, posicionou-se num ponto, dando toda a instrução a esses indivíduos os quais tinha prometido o pagamento de 80 mil, tal e qual tinha sido acordado”, afirmou o porta-voz.
Munidos de armas branca, os supostos marginais, a bordo de uma motorizada, interpelaram a vítima no local em que lhes tinha sido orientado e puxaram a bolsa da prima, que não mostrou resistência no acto da actuação dos infractores.
Espoletadas todas as diligências, após denúncia feita pela lesada, as autoridades conseguiram deter os quatros indivíduos implicados no crime, e a suposta mandante, que serão encaminhados hoje ao Ministério Público para o devido acompanhamento e penalização que se lhes incide.
A Polícia Nacional lamentou o acto de linchamento ocorrido na província do Uíge, que vitimou um oficial superior da corporação,...
Ler maisDetails