O presidente da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST), Dom José Manuel Imbamba, disse, hoje, que a Independência foi uma conquista, mas a paz e a reconciliação continuam a ser um projecto por consolidar.
O prelado católico, que presidia a missa especial em saudação aos 50 anos de Independência de Angola, apontou que é convicção da Igreja que a paz não se resume apenas na ausência de guerra. Ela, frisou, é fruto da justiça, da verdade e da amizade social.
“É por isso que o nosso país precisa de uma reconciliação verdadeira que cure as feridas do passado e nos permita construir um futuro em conjunto de convívio harmonioso, de desenvolvimento sustentável e de justiça social”, defendeu.
Conforme ainda José Manuel Imbamba, a reconciliação só é possível com um verdadeiro diálogo e com uma cultura da humildade, da tolerância, da compreensão, da aceitação mútua e da inclusão onde os discursos inflamados e antagônicos são substituídos por um compromisso nobre com o bem, o amor, a paz e com a dignidade da pessoa humana.
“Somos chamados a ser agentes e testemunhas da paz e da reconciliação nacional”, apontou.
Em actualização…