Mais de 500 automobilistas foram sancionados por diversas infracções ao Código de Estrada nas últimas 72 horas, em Luanda, no âmbito das acções de fiscalização realizadas pela Polícia Nacional.
A informação foi avançada pelo porta-voz do Comando Provincial de Luanda, superintendente-chefe Nestor Goubel, em declarações ao Jornal OPAÍS.
De acordo com o responsável, no mesmo período, foram registados 10 acidentes de viação, provocados essencialmente pelo excesso de velocidade e pela falta de precaução na condução.
Os acidentes resultaram em três mortos e nove feridos, além de danos materiais avaliados em 2 milhões e 950 mil kwanzas. Ainda no âmbito da sinistralidade rodoviária, a Polícia deteve 32 cidadãos, dos quais seis por consequência de acidentes de viação e 26 por condução sob efeito de álcool. Os detidos serão encaminhados ao tribunal para julgamento sumário.
Para reforçar a fiscalização nas estradas, a corporação operacionalizou 58 barreiras de contenção de velocidade e de regulação do tráfego, com recurso a radares e outros meios técnicos.
No domínio da prevenção e combate à criminalidade, a Polícia Nacional deteve 133 cidadãos suspeitos da prática de diversos crimes. Deste número, 53 detenções ocorreram durante o patrulhamento, 48 resultaram de acções investigativas e 32 estiveram relacionadas com crimes rodoviários.
Durante o mesmo período, foram esclarecidos 73 crimes, dos quais 43 em flagrante delito e 30 através de investigação. Foram igualmente realizadas 18 micro-operações que culminaram com a detenção de cidadãos com idades compreendidas entre os 18 e os 55 anos.
As autoridades procederam ainda à apreensão de diversos meios e objectos, entre os quais duas pistolas do tipo Makarov, um carregador, três munições, 212 pacotes de cannabis sativa, vulgarmente conhecida por liamba, 250 motorizadas, 44 viaturas por infracções ao Código de Estrada, além de telemóveis, electrodomésticos, botijas de gás, armas brancas e outros bens.








