Cinquenta e seis mil e 166 pessoas dos 88 mil e 114 indivíduos previstos na campanha de vacinação contra a cólera, que decorre em dois dos 11 municípios da província do Zaire, foram imunizadas nos três primeiros dias da empreitada.
A informação foi prestada esta terça-feira, à ANGOP, pelo supervisor provincial da promoção da saúde pública, Andrade Luzailawo Kianzuako, quando fazia o balanço preliminar da campanha que tem a duração de dez dias. Estimou em 63,7 por cento o número da população já vacinada nos municípios do Soyo e Nzeto, zona costeira da província do Zaire.
Enalteceu a colaboração da população com as equipas de vacinadores, augurando que a meta preconizada nesta campanha venha a ultrapassar as expectativas.
Explicou que, do número de populares já imunizados, 33 mil e 138 pessoas residem no município do Soyo e 23 mil e 28 no Nzeto, numa empreitada que conta com a participação de 100 voluntários da Cruz Vermelha de Angola.
Foram criadas 39 equipas constituídas por 190 técnicos, entre vacinadores, registadores, mobilizadores, supervisores, coordenadores e assessores. As autoridades sanitárias no Zaire contabilizam 10 óbitos e 181 casos de cólera desde Janeiro deste ano.