A Torre de Água Lisima Lya Mwono, zona húmida no Moxico, alimentadora do Delta do Okavango e planícies do Zambeze, foi designada neste mês de Janeiro como o primeiro Sítio Ramsar do país, reconhecendo a zona húmida como área de importância internacional
O território de 53.000 quilómetros quadrados, registado como sítio número 2.584 na Lista Ramsar, constitui bacia hidrográfica fundamental que ali menta sistemas fluviais de importância regional, incluindo o Delta do Okavango e as planícies de cheia do Zambeze.
A área, localizada nos planaltos centrais e sudeste de Angola dentro da região biogeográfica do Zambeze, abrange os municípios do Alto Cuito, Cangamba, Cangumbe, Lutembo, Lutuai e parte do Luena, com altitudes entre 1.142 e 1.681 metros acima do nível do mar.
A hidrologia do sítio é moldada por solos arenosos profundos que filtram a precipitação em riachos claros de baixo teor mineral. Este sistema de águas subterrâneas suporta extensas florestas de miombo e turfeiras numa área superior a 110.000 quilómetros quadrados, constituindo a maior zona de floresta de miombo intacta em África.
Leia mais em









