Na sequência investigativa, relativamente aos processos-crime, onde estão envolvidos angolanos e dois russos, o Serviço de Investigação Criminal em Luanda deteve, nos dias 13 e 14 deste mês, três cidadãos nacionais, identificados por Renato Samuel Camiquene Cambungo, de 20 anos, Agente de Vendas Online, Éder Gaspar da Costa, 42 anos, Professor e Alfredo Armando Bumba, 31 anos, Jornalista, por factos constitutivos dos crimes de associação criminosa, falsificação de documentos, terrorismo e financiamento ao terrorismo.
Os suspeitos, de acordo com o superintendente-chefe de Investigação Criminal, Manuel Halaiwa, porta-voz do SIC, foram detidos mediante cumprimento de Mandados de Detenção, emitidos pelo Ministério Público, após diligências efectuadas darem conta de que, supostamente, havia nos autos fortes indícios dos seus envolvimento na produção de matérias e disseminação de informações falsas nas redes sociais, promoção de manifestações e pilhagem.
O responsável salientou que a detenção destes decorre de uma aturada investigação em curso, que detectou a participação directa destes nestes factos.
De acordo com o Manuel Halaiwa, cumpridas todas as formalidades, os cidadãos ora detidos serão presentes ao Ministério Público para ulteriores procedimentos legais, enquanto outras diligências prosseguem em torno deste processo.
O grupo de mais de 350 trabalhadores é maioritariamente proveniente das comunidades vizinhas, como Kiluanje, Cambondo e do próprio Golungo-Alto. Mas há também por aqui outros que vieram...
Ler maisDetails