O ministro da Agricultura e Florestas, Isaac dos Anjos, afirmou que o Executivo vai expandir, ainda este ano, o Projecto de Apoio à Agricultura Familiar e Comercialização (SAMAP) às províncias da Lunda Norte, Lunda Sul, Moxico, Moxico Leste, Cuando e Cubango, com o intuito de melhorar a segurança alimentar e impulsionar a actividade agrícola com técnicas de cultivos das escolas de campo.
Ao falar durante uma visita que efectuou ao município de Caconda, na província da Huíla, o ministro sublinhou que as escolas de campo são modelos recentes de se massificar a produção agrícola, destacando os baixos custos para a sua realização.
Actualmente, de acordo com Isaac dos Anjos, existem perto de oito mil escolas de campo distribuídas em várias províncias do país.
Segundo dados aferidos por este jornal, o SAMAP teve início nas províncias da Huíla e Cuanza Sul, com um financiamento inicial de 39 milhões 569 dólares, beneficiando a 60 mil famílias. Actualmente, o projecto abrange às províncias do Zaire, Uíge, Cuanza Norte, Cuanza Sul, Benguela, Huíla, Namibe, Cunene e Bengo.