O município dos Gambos, localizado a aproximadamente 150 quilómetros a sul do Lubango, capital da província da Huíla, é um dos que mais sofre com as consequências das alterações climáticas, que provocam a seca e têm como principais efeitos a fome e a desnutrição, sobretudo em crianças menores de 10 anos de idade
De acordo com as autoridades locais, os casos de desnutrição têm registado os seus pontos mais altos nas épocas de cultivo e nos períodos secos, atingindo mais de 20 casos mensalmente.
O director municipal da Saúde nos Gambos, Felizardo Pedro Duque, disse que o Programa Nacional de Alimentação Escolar tem vindo a contribuir para a redução dos casos de desnutrição naquele município do sul da província da Huíla. Segundo o responsável, os casos de desnutrição nesta parcela do território nacional devem-se à escassez de alimentos nas famílias, sobretudo nas zonas do interior do município, afectando crianças menores de dez anos de idade.
Com a implementação do Programa Nacional de Alimentação Escolar, as autoridades sanitárias do município dos Gambos, que por esta época costumavam registar números elevados da doença por ser a fase de sementeira, registam agora uma redução significativa. Actualmente, no Centro de Tratamento de Desnutrição, existe apenas um paciente internado.
POR: João Katombela, na Huíla









