O Serviço de Investigação Criminal (SIC) impediu a saída ilegal de oito lingotes de ouro, avaliados em aproximadamente 475 milhões de kwanzas, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, em Luanda. A apreensão ocorreu quando um cidadão chinês tentava embarcar com o minério oculto numa pasta, com destino à cidade chinesa de Xangai
O homem, de 41 anos de idade, funcionário de uma empresa prestadora de serviços ao sector da exploração mineira, foi detido em flagrante durante o embarque num voo da companhia Emirates, com escala no Dubai.
A operação foi conduzida pelo Departamento Nacional de Investigação Criminal do Aeroporto, em articulação com a Polícia Nacional, o Serviço de Migração e Estrangeiros (SME) e a Administração Geral Tributária (AGT). De acordo com o porta-voz do SIC-Geral, Manuel Halaiwa, o ouro estava em estado bruto e totalizava 4,222 kg, acondicionados de forma dissimulada numa pasta.
A detenção ocorreu após verificação de rotina, que constatou a ilegalidade, configurando assim o crime de tráfico ilícito de minerais estratégicos. “O SIC já deu início à instrução preparatória do processo e o suspeito será presente ao Ministério Público e ao Juiz de Garantias para aplicação das medidas de coacção pessoal adequada aos actos que lhe são imputados” frisou.
Leia mais em