Os operadores de turismo e similares na província da Huíla fazem um balanço positivo do fim-de-semana prolongado, pelo facto de terem registado uma facturação acima da média nos serviços que são prestados, sobretudo na cidade do Lubango
As taxas de ocupação nas unidades hoteleiras da cidade do Lubango, capital da província da Huíla rondaram os 90 por cento durante o fim-de-semana prolongado com turistas internos e externos oriundos de todas as partes do país e do estrangeiro.
Alguns operadores de turismo e similares que falaram à nossa reportagem dizem que os serviços mais solicitados durante o fimde-semana prolongado foram restaurante e o serviço de quartos, fazendo com que muitos gestores de unidades hoteleiras recorressem aos seus parceiros apesar de concorrentes.
Paulo Tiongo, gerente do Hotel Chick-chick, disse que durante os três dias de feriado prolongado, tiveram casa cheia, sobretudo no dia 14, consagrado aos namorados, pelo facto de muitos casais terem escolhido a sua unidade hoteleira para ficar.
“A avaliação que nós fizemos é bastante positiva e satisfatória, na medida em que tivemos na cidade do Lubango, um número considerável de visitantes, algumas unidades e pelo levantamento que foi feito, tiveram uma taxa de ocupação de 100 por cento.
Nós tivemos o dia de São Valentim com a realização de uma grande gala dos namorados, o resultado foi satisfatório”, considerou. Sem revelar o valor arrecadado durante o período, Paulo Tiongo informou que os números são animadores, sobretudo durante a realização do carnaval, cujo grupo vencedor foi patrocinado pela sua unidade hoteleira.
De acordo com a nossa fonte, relativamente ao carnaval, os turistas que escolheram a cidade do Lubango para passar o feriado prolongado, sobretudo os nacionais, passam as edições anteriores passadas. “Do ponto de vista de arrecadação de receitas, não tivemos muitos problemas, tivemos bons resultados.
Aqui nós recebemos muitos hóspedes porque estivemos em alinhamento com as demais unidades hoteleiras, recebemos clientes de outras unidades hoteleiras que estiveram abarrotadas e acima da sua capacidade, tiveram que vir para cá, por isso, o nosso balanço é positivo, a nossa taxa de ocupação foi de 96 por cento”, afirmou.
Já o chefe da recepção do Novo Hotel, Ijildo José, disse que na sua área, os serviços mais procurados foram de restauração e hospedagem, sobretudo nos dias de carnaval, com a presença de muitos estrangeiros, nomeadamente da República da Namíbia e da África do Sul.
“O nosso final de semana prolongado foi muito satisfatório, tivemos uma taxa de ocupação acima da média, sobretudo na área do restaurante e de hospedagem, na ordem dos 80 a 90 por cento, comparativamente aos dias anteriores em que se regista a mesma situação de feriado prolongado, neste mês houve uma grande diferença”, disse.
José Catumbela, promotor de eventos no bairro Nambambe, disse que o final de semana prolongado foi frutífero, a julgar pelo registo de eventos realizado naquele bairro do município do Lubango.
“Foi um feriado bom do ponto de vista produtivo, tivemos muita adesão, sobretudo no dia dos namorados. Este final de semana foi um dos mais calmos em relação aos outros feriados, as pessoas solicitaram os nossos serviços e nós respondemos de acordo com as nossas condições”, revelou.
Por: João Katombela, na Huíla









