A Polícia Nacional no município da Maianga apresentou, hoje, os resultados da operação “Maianga Seguro”, que, segundo o porta-voz do Comando Provincial da Polícia de Luanda, superintendente-chefe Nestor Goubel, “elevou o sentimento de segurança da população local”.
Em declarações ao Jornal OPAÍS, Nestor Goubel sublinhou que a acção resultou na detenção de 25 cidadãos e na apreensão de armas e diversos bens roubados, com foco em áreas consideradas críticas da região.
A operação, realizada entre os dias 12 e 18 de Setembro, teve como base a filosofia de policiamento de proximidade. Entre os detidos, com idades entre 17 e 35 anos, destacam-se membros de uma quadrilha especializada em roubos a residências no bairro Chabá.
A acção policial permitiu, ainda, a detenção de um homem de 24 anos, suspeito de abuso sexual contra uma mulher de 49 anos, ocorrido em um estabelecimento comercial.
Durante a operação, foi possível desmantelar parcialmente três associações criminosas conhecidas como “Os 10 Mandamentos”, “Os Segredos” e “Os Time Chieta”, que praticavam crimes e rixas de grupos rivais, como a que resultou na mutilação da mão de um indivíduo do grupo “Strondpám”.
Além das detenções, a operação resultou na apreensão de três armas de fogo (uma AKM e duas pistolas), 22 armas brancas, 1 kg de liamba, quatro motocicletas, seis telefones e sete televisores.
A polícia também recuperou dois aparelhos de ar-condicionado e duas botijas de gás. As associações criminosas atuavam em diversos bairros, incluindo Prenda, Chabá, Catotes, Neves Bendinha, Capipa, Catintón, Terra Vermelha e Madeira.