Três médicos nacionais, nomeadamente, Adriana Tumba Bernardo, Mauro Domingas Garcia Capuepue e Wilson Vieira Mphandi apresentaram, nesta quarta-feira, 22, em Luanda, os seus diplomas de especialização em Cardiointensivismo, feita na Faculdade Cetrus Sanara, na República Federativa do Brasil, que decorreu de 14 de Março a 19 de Outubro de 2025, com uma carga horária total de 360 horas.
O encontro foi promovido pela Unidade de Implementação do Projecto de Formação de Recursos Humanos em Saúde (UIP/PFRHS), sob tutela do Ministério da Saúde (MINSA) e foi presidido pelo professor doutor Job Monteiro, coordenador e gestor Técnico do Projecto, e contou com a participação de outros membros da equipa técnica.
Os especialistas, por sinal, os primeiros em Cardiointensivismo formados pelo PFRHS, passam agora a integrar oficialmente o corpo de formadores nacionais, reforçando as acções de capacitação em áreas críticas da medicina intensiva, no quadro do processo formativo previsto para ocorrer, maioritariamente, em território nacional.
Este marco integra a meta nacional de formar 38.000 profissionais de saúde até 2027, dos quais 20% serão capacitados em Angola, contribuindo directamente para o objectivo da cobertura universal de saúde.
Desde o seu lançamento, em 2024, o PFRHS já beneficiou 11.331 profissionais até Outubro de 2025. A iniciativa integra o programa Human Resources Capacity for Universal Health Coverage in Angola (Project ID: P180631), com financiamento internacional e coordenação local.
Com o propósito de analisar o papel preponderante do género feminino no sector da cibersegurança, o Ministério das Telecomunicações,...
Ler maisDetails