A ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Teresa Rodrigues Dias, trabalha de 09 a 12 de Fevereiro, na República da Índia, com objectivo de conhecer e estreitar parcerias para a implementação, em Angola, ainda este ano, do Curso Técnico de Mecanização Agrícola.
De acordo com uma nota do Gabinete de Tecnologias de Informação e Comunicação Institucional do MAPTSS, os trabalhos ocorrem nas províncias de Mumbai, Bengaluru e Nagpur, tendo a delegação do MAPTSS, reunido já com a Direção da Campotec Lda, Direcção Geral da empresa Mahindra, líder mundial de produção e vendas de tractores agrícolas.
As reuniões visam assegurar a implementação de Cursos Técnicos de Mecanização Agrícola a nível do Sistema Nacional de Formação Profissional, através do INEFOP.
A primeira fase de formação do Curso Técnico em Mecanização Agrícola tem início, em breve, no Centro Integrado de Formação Tecnológica do Huambo (CINFOTEC), com objectivo de depois expandir para outras províncias do país.
Durante a reunião, a ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, garantiu que estão criadas as bases para expansão do curso de Mecanização Agrícola em Angola, considerando que já foram formados na Índia, especificamente pela Mahindra, Formadores que vão disseminar a formação ao longo da rede dos Centros de Formação Profissional do país.
Este marco, referiu a ministra do MAPTSS, serve para assegurar a mão-de-obra nacional, assim como encontrar mecanismos para formação dos agricultores nas zonas rurais, através da formação itinerante ou de unidades móveis de formação.









