O Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação (MINTTICS), em parceria com o Instituto Nacional de Meteorologia (INAMET), concluiu, no último domingo, a instalação da estação sísmica de Malanje
Isto faz de Malanje a sétima província em Angola a possuir o equipamento depois de Bengo, Cuanza-Sul, Lunda-Norte, Huambo, Moxico e Huíla já possuírem. A instalação, segundo deu conta o MINTTICS, ocorreu com sucesso e encontra-se agora a funcionar de forma eficaz e integrada à Rede Sísmica Nacional. Esta conta agora com sete estações sísmicas de tecnologias de última geração.
Segundo João Afonso, director do INAMET, Malanje foi a província escolhida como a nova detentora de estação sísmica, pois estas estações funcionam em triangulação no processo de detecção dos epicentros sísmicos, sendo assim, são necessárias três estações em funcionamento para que se obtenha a localização precisa do epicentro do sismo.
“A estação sísmica de Malanje surgiu para melhorar a malha da Rede Sísmica Nacional nesta região do país”, realçou. A instalação é consequência do Plano de Desenvolvimento Estratégico (PDE) do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INAMET), que visa a criação da Rede Sísmica Nacional.
Leia mais em