A província de Benguela registou um crescimento populacional na ordem de 1, 5 porcento, significando que, nos últimos dez anos, nasceram na região mais de 365 mil pessoas. Os dados foram avançados hoje, quarta-feira, 11, no Museu Nacional de Arqueologia, em Benguela, pelo director-geral do Instituto Nacional de Estatísticas, Joel Futi, na apresentação dos resultados definitivos do censo geral da população e habitação, empreitada ocorrida em 2024.
O responsável revelou que, à data de 19 de Setembro de 2024, altura que se realizou o censo, a população residente na província de Benguela foi estimada em 2, 6 milhões de habitantes, representando, deste modo, um aumento de 365 mil, nos últimos dez anos. Ou seja, conforme sustenta, a região registou uma taxa de crescimento médio anual de 1, 5 por cento ao ano.
"À semelhança da tendência nacional, na província de Benguela a maioria da população reside na zona urbana, com mais de 1, 5 milhões de de habitantes, o que corresponde a 59, 5 por cento da população total da província contra 1 milhão de habitantes residentes na zona rural", expôs.
POR: Constantino Eduardo, em Benguela
Em desenvolvimento









