Em 2024, 89% dos bebés em todo o mundo cerca de 115 milhões – receberam pelo menos uma dose da vacina contra a difteria, o tétano e a tosse convulsa (DTP) e 85% – cerca de 109 milhões – completaram as três doses, de acordo com os novos dados nacionais de cobertura vacinal divulgados ontem, 15, pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo UNICEF
Em comparação com 2023, mais de 171 000 crianças receberam pelo menos uma vacina e mais de um milhão completaram a série de três doses de DTP. Em- bora os ganhos sejam modestos, eles sinalizam o progresso contínuo dos países que trabalham para proteger as crianças, mesmo em meio a desafios crescentes.
Ainda assim, quase 20 milhões de bebés não tomaram pelo menos uma dose de vacina contendo DTP no ano passado. Isso inclui 14,3 milhões de crianças “dose zero” que nunca receberam uma única dose de qualquer vacina – 4 milhões a mais do que a meta de 2024 necessária para permanecer no caminho certo com os objectivos da Agenda de Imunização 2030 e 1,4 milhão a mais do que em 2019, o ano de referência para medir o progresso.
“As vacinas salvam vidas, permitindo que indivíduos, famílias, comunidades, economias e nações floresçam”, disse Tedros Ghebreyesus, director-geral da OMS. “É encorajador ver um aumento contínuo do número de crianças a serem vacinadas, embora ainda tenhamos muito trabalho a fazer.
POR: Constantino Eduardo em Benguela
Leia mais em