Onze mil e 848 animais, entre cães, gatos e macacos, foram vacinados contra a raiva nos 27 municípios da província de Malanje, durante a campanha nacional decorrida de 2 a 11 do corrente mês.
A informação foi prestada, ontem, pelo chefe do Departamento Provincial de Veterinária, José Sucumula, realçando que a perspectiva era de imunizar 17 mil animais, mas alguns proprietários de cães abdicaram do processo, sobretudo nas zonas rurais, alegando que o animal vacinado não caça.
Dos animais imunizados, destacam-se 11 mil e 425 cães, 321 gatos e 102 macacos, números considerados reduzidos em função da extensão da província. Precisou que, apesar disso, a campanha foi satisfatória na medida em que ultrapassou os 50 por cento da estimativa.
Apelou aos cidadãos no sentido de aderirem às próximas campanhas ou a levar os animais à vacinação noutras ocasiões. Sem avançar números, o responsável explicou que, comparativamente às campanhas anteriores, houve um aumento do número de animais vacinados. Por outro lado, disse não haver registo de casos de raiva nem óbitos, este ano, apesar de se notificar mais de mil mordeduras animais.