O Instituto Nacional de Avaliação, Acreditação e Reconhecimento de Estudos do Ensino Superior (INAAREES) lançou um concurso público para a selecção de 600 avaliadores externos, com o objectivo de integrar as Comissões de Avaliação Externa de cursos de Humanidades, Artes e Ciências Sociais (HASS).
De acordo com uma nota da instituição, a que OPAÍS teve acesso, os avaliadores selecionados terão a missão de estimular a melhoria da qualidade do ensino, promover o equilíbrio na expansão da rede de Instituições de Ensino Superior (IES) e garantir um padrão de qualidade dos cursos oferecidos.
A iniciativa busca, ainda, promover a transparência e a responsabilidade social das IES, assegurando o reconhecimento de cursos e a mobilidade acadêmica.
Para concorrer, os candidatos devem possuir grau de doutor ou mestre, preferencialmente integrados na carreira docente ou de investigação científica.
É exigida experiência profissional de, no mínimo, três anos de docência em IES ou de investigação em Instituições de Investigação e Desenvolvimento (II&D).
O concurso terá a duração de 20 dias a partir da data de publicação do edital.